Grupo de leitura promove encontro especial com autor

O grupo de leitura Vórtice Literário traz o escritor Sidney Rocha para a primeira edição do Vórtice Literário Convida. O evento tem como intuito reunir leitores e escritores para um bate papo sobre suas leituras e produções, de maneira simples e inclusiva.

Sidney Rocha é escritor, contista, romancista e editor. Nasceu em Juazeiro do Norte, interior do Ceará, mas atualmente mora em Recife. O vencedor do Prêmio Jabuti, o mais importante do segmento literário brasileiro, vem a Campo Grande falar sobre o livro “A Estética da Indiferença” e outras obras.

“A Estética da Indiferença” é a obra mais recente de Sidney Rocha que publica profissionalmente desde 1976. O livro traz os protagonistas Hana e Michi, moradores de Amaravati, um condomínio de luxo onde tudo se media pela aparência. Tédio e felicidade se alternam em personagens indiferentes a tudo e todos. A indiferença permeia Cromane, país fictício em que reside o casal que protagoniza a trama, e se espalha por todos os personagens que ali circulam.

O autor trata da linguagem característica de sua obra e discute nela as relações humanas em um palco fértil para questões banais e estéticas, trazendo ao leitor um romance que dialoga diretamente com sua obra anterior, “Fernanflor” de 2015. Ambos são parte de uma trilogia temática chamada “Gerônimo” mas que não necessariamente precisa ser lida em sequência.

Dono de uma linguagem que chama a atenção do público e da crítica, há uma década, Sidney circula pelo Brasil com seu curso de escrita e leitura criativas. Esteve inclusive em Campo Grande em 2018 com turma lotada no Sesc Cultura. “Agora para o Vórtice venho para debater minha obra e falar como a literatura se incorpora ao dia a dia”, afirma.

O produtor Daniel Rockenbach, mediador e organizador do evento e do grupo Vórtice Literário acredita que encontros como esse podem aproximar leitores e escritores e quebrar velhas crenças: “Muitos pensam que escritores são pessoas distantes. Muita gente ainda lê literatura escrita por escritores que já faleceram. Poder, então, dialogar com um escritor e descobrir as suas impressões sobre sua obra em uma conversa é uma grande oportunidade”, pontua.

Encontro – A primeira edição do encontro Vórtice Literário Convida com Sidney Rocha acontece no dia 20 de novembro, às 19 horas, no Sesc Cultura. A entrada é grátis, mas os lugares são limitados.

O evento conta com o apoio da Fecomércio, Sesc MS, Faculdade Novoeste, Cerrado Hotel, TVE Cultura, Educativa 104.7 FM e SR Escrita Criativa.

Sobre o Vórtice Literário

O Vórtice Literário é um grupo de leitura que, há 5 anos, se encontra mensalmente para debates sobre literatura. Bastante informal, seu objetivo é reunir pessoas que compartilhem suas experiências de leitura. É possível conferir sua programação no Instagram @grupovorticeliterario.

Serviço

Vórtice Literário Convida Sidney Rocha acontece amanhã (20), às 19 horas, no: Sesc Cultura, que fica na av. Afonso Pena, 2270. Mais informações pelo telefone : (67) 98163-4352. a entrada é franca e as vagas são limitadas.

(Texto: Marcelo Rezende)

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.