Apresentações musicais, teatro, além de parque temático, também fazem parte da programação
Neste sábado (10), a partir das 16h, Rochedinho, a aproximadamente 30 km de Campo Grande, a 8ª edição da tradicional Festa do Queijo. A celebração contará com cerca de 40 expositores e produtores locais, com expectativa de público de 10 mil pessoas ao longo do dia.
Na praça de alimentação, além dos deliciosos quitutes das barraquinhas de queijos e derivados do leite, haverá variedades de opções gastronômicas, que vão desde o tradicional cachorro-quente até o saboroso churrasco de chão. Para completar, os food trucks oferecerão pratos diversos, como churros, acarajé e uma seleção de drinks refrescantes.
A programação musical começa às 18h, com o show do cantor Zezé do Pantanal. A cerimônia de abertura oficial está marcada para as 19h30. Em seguida, às 21h, sobe ao palco o grupo Os Filhos de Campo Grande, encerrando a festa às 23h.
O diretor da escola agrícola do distrito de Rochedinho e também professor, Francisley Galdino, ressalta a importância da trajetória da Festa do Queijo e o papel fundamental que a tradição desempenha na cultura da Capital.
“O evento iniciou de forma simples, com o apoio da igreja, e hoje ocupa um lugar de destaque no calendário oficial de Campo Grande. Na edição anterior, recebemos um público recorde, e foi uma experiência memorável para todos. Para este ano, nossa expectativa é tornar a festa ainda mais grandiosa, superando todas as edições passadas. Nosso compromisso é continuar a crescer e a fortalecer essa tradição a cada edição, valorizando o que há de melhor na nossa cultura e na nossa gente”.
De forma caseira, sem adição de conservantes e baixa adição de açúcares, a professora aposentada, Ana Cristina Garcia Anache, criou a Saboratta Delícias Caseiras, que produz conservas de pimenta, legumes, geleias, molhos e doces, com objetivo de proporcionar aos clientes lembranças afetivas. O negócio começou de forma despretensiosa, criado apenas como forma de presentar amigos.
“De maneira geral, estamos empolgados para apresentar nossos produtos. Sentimos que a cada evento ou feira, a aceitação dos nossos produtos tem conseguido crescimento das vendas e procura cada vez maior”.
A Festa do Queijo terá início às 16h. A programação musical terá início às 18h com o show de Zezé do Pantanal. A cerimônia de abertura oficial está marcada para as 19h30. Em seguida, às 21h, o grupo Os Filhos de Campo Grande sobe ao palco para encerrar a festa com muita música regional.

Festa do Queijo – Foto: Sectur e Ana Paula Fernandes /Divulgação
SEXTA-FEIRA (9)
Espetáculo ‘Traga-me a cabeça de Lima Barreto’
O Sesc Teatro Prosa apresenta nesta sexta-feira (9), às 19h, o espetáculo ‘Traga-me a cabeça de Lima Barreto’, com a Cia. Dos Comuns, do Rio de Janeiro. Escrita pelo diretor e dramaturgo Luiz Marfuz, em 2017, especialmente para comemorar os 40 anos de carreira do ator Hilton Cobra, com direção de Onisajé (Fernanda Júlia), a peça mostra uma imaginária sessão de autópsia na cabeça do escritor Lima Barreto, conduzida por um Congresso de Eugenistas no Brasil, início do século XX. Após a morte de Lima Barreto, os médicos eugenistas determinam a exumação do corpo, a fim de responder à seguinte pergunta: “Como um cérebro, considerado inferior pelos eugenistas da época, poderia ter produzido e publicado obras literárias de qualidade, se a arte nobre e da boa escrita deveria ser um privilégio das raças consideradas superiores?”. A partir desse embate, a peça mostra as várias facetas da personalidade e da genialidade de Lima Barreto, refletindo sobre loucura, racismo e eugenia, a obra não reconhecida e os enfrentamentos políticos e literários de sua época. (Classificação: 14 anos)

Espetáculo ‘Traga-me a cabeça de Lima Barreto’ – Foto: Adeloyá Magnoni/Divulgação
Mercado de Pulgas

Mercado de Pulgas – Foto: Reprodução
Antiguidades, artesanato, brechós, cosméticos, doces, gastronomia regional, livros, plantas, presentes, vinis, tapeçarias e muito mais estarão reunidos na Praça Ary Coelho em mais uma edição do Mercado de Pulgas, evento inspirado nos subúrbios de Paris do século XIX. O evento é realizado das 16h às 22h e das 9h às 22h no sábado, com parceria entre Feira de Antiguidades, Coletivo de Mulheres empreendedoras e ACVV-MS (Associação Cultural de Violeiros e Violeiras do Estado de Mato Grosso do Sul).
Bazar Solidário
Das 7h às 19h, o estacionamento do Fort Atacadista Cafezais, na av. Gury Marques, abre espaço para Bazar Solidário em prol das crianças e adolescentes atendidos pelas Irmãs Franciscanas das Moreninhas. Os itens disponíveis no bazar incluem uma variedade que vai desde perfumes, maquiagens e cremes hidratantes até eletrônicos, roupas e acessórios, atendendo a diferentes perfis e necessidades dos consumidores. Os interessados poderão também encontrar garrafas térmicas grandes, ferros a vapor, secadores de cabelo profissionais, materiais de pesca e bolsas diversas. A forma de pagamento é flexível, aceitando dinheiro, Pix ou cartão de débito.

Bazar Solidário com itens da Receita no Fort Cafezais – Foto: Assessoria
SÁBADO (10)
Espetáculo “Yo soy, Américo
No sábado, é dia de programação infantil no Sesc Teatro Prosa, com o espetáculo ‘Yo soy Américo’, com Cami Basterra, da Argentina, às 16h. A atriz Cami Basterra interpreta Américo, um personagem arquetípico dos bairros latino-americanos. Um dândi cheio de ternura e vendedor de café, que em seu carro ambulante leva a sua história, sua dignidade e muitos objetos cotidianos transformados em elementos acrobáticos. Em um universo de sabores e ritmos latinos, Américo oferece ao público um delicioso café. Como ele irá prepará-lo?

Espetáculo “Yo soy, Américo – Foto: Cami Basterra/Divulgação
Música Poética
A partir das 20h, no Teatro Glauce Rocha, Márcio De Camillo e Geraldo Espíndola se unem a Orquestra de Câmara do Pantanal e Cia de Dança do Pantanal para o espetáculo ‘Música Poética’, uma jornada artística que une música, dança e poesia em uma homenagem à cultura do Mato Grosso do Sul. Idealizado e realizado pelo Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, o projeto promove apresentações com entrada gratuita por diversas regiões do Estado.
Badaró
No dia 10, a partir das 19h, a Revista Badaró lançará a edição impressa 1/2025 da Revista, com conversa sobre a importância da imprensa alternativa na luta social, com Gerson Jara e Ana Cláudia Salomão. Haverá venda de bebidas, alimentos e discotecagem. O evento ocorrerá na Cut-MS, Travessa Cel. Edgard Lopes, 49, próximo à Feira Central.
Feira Badauê
A Feira Badauê, realizada em Dourados, a 228 quilômetros de Campo Grande, chega a sua terceira edição no dia 10 de maio, das 16h à meia-noite, no Ceper do II Plano, localizado na Rua Olinda Pires de Almeida, 2935, Vila Planalto. O evento surge com a proposta de valorizar a produção artesanal, a criatividade e a originalidade, movimentando a cena cultural douradense. Haverá teatro com a apresentação ‘Balança Mais Não Cai’, DJ Aruan, roda de samba, oficina de pintura em madeira com Hayana Hikari, live painting e oficina de lambe lambe com Leo Mareco, observatório itinerante e atividades astronômicas e feirinha de adoção.
Feira Mixturô
Das 17h às 21h, a Praça do Peixe (av. Bom Pastor, 700) recebe a Feira Mixturô, em edição especial de Dia das Mães. Gastronomia, artesanato, música ao vivo com Allan Veiga, feira de adoção pet, a feira é uma boa pedida para quem quer passar o fim de semana em família e ainda apoiar os empreendedores de Campo Grande.
Adele Hello Tribute – Live In Vegas
Na intenção de enaltecer toda a trajetória da cantora britânica Adele, Stephanie Lii, cantora gaúcha e fã, criou em 2019 o “Hello Adele Tribute”, uma produção à altura da maior diva do cenário internacional da atualidade. Em cinco anos de projeto, foram mais de 150 apresentações, no Brasil e na Europa. A turnê tem como inspiração justamente o show de Las Vegas, onde por 2 horas o público terá a sensação de estar presente no Caesars Palace, em um show da cantora. Um espetáculo para toda a família, 100% ao vivo, a partir das 21h, no Palácio Popular da Cultura, com ingressos disponíveis no site Realiza Shows.

Adele Hello Tribute – Foto: Reprodução
DOMINGO (11)
3º Casa Aberta Contações
No dia das mães, apresentamos uma história baseada em uma família real que se construiu a partir da adoção e do afeto. Uma programação para toda a família! “Será Que Meu Pé Sabe” conta a história da Mamãe Coração, ela tem o sonho de formar uma família, com o Papai Coração e mais dois filhos. A mamãe, ao ver a primeira estrelinha nascer no céu, faz um pedido especial. A espera da mamãe se torna ansiosa, até o telefone tocar, contando que seus filhos estavam a aguardando, numa casa cheinha de outras crianças, em uma cidade no meio do Pantanal. A entrada é gratuita e o endereço é Rua Visconde de Taunay, 306, bairro Amambai
Feira o Balaio
É real: a Feira o Balaio, sucesso em Dourados, volta para Campo Grande neste domingo, das 18h às 23h, na av. Calógeras, 3143, bem na frente da Esplanada Ferroviária. Arte, artesanato, botânica, bem-estar, gastronomia, moda, feirinha de adoção de pets, sebos e música com Dovalle, Afro Queer e Ipê da Serra agitam o evento.
Últimas semanas de Space Bounce Park
Ainda há tempo de curtir o parque temático localizado no estacionamento em frente à Fórmula Academia, no Shopping Campo Grande, que oferece atividades que desafiam o equilíbrio e a agilidade, garantindo muita adrenalina e diversão. O espaço de 2.000 m² traz brinquedos infláveis como foguete espacial com 14 metros de altura, o giro radical, a super bolha, a torre de escalada e a arena de futebol. Tem tobogã gigante, piscina de espumas, pêndulo e corrida de obstáculos. O valor para brincar por 30 minutos é R$ 49,90 e PcD (Pessoa com Deficiência) tem 50% de desconto. As sessões acontecem das 16h às 21h30 de terça-feira a domingo. O limite de peso para brincar é de 80 kg e é obrigatório o uso de meias.
Por Carolina Rampi
Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram