Mais de 60 crianças ingressaram na instituição neste ano, após processo seletivo
Cores, sons, movimentos, alegria, reencontros e a descoberta de um mundo novo à frente. Assim foi o reinício das atividades do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, na última semana, em Corumbá.
O início letivo de 2025 também marca a chegada de novos participantes à instituição. Neste ano, o Moinho Cultural atende, ao todo, 400 crianças e adolescentes. Destes, 67 são novos participantes, que passaram pelo último processo seletivo do Moinho Cultural.
Uma das novas participantes é Agnnys Sophia, de 8 anos. Após tentar pela segunda vez, ela foi selecionada para participar das atividades do Moinho Cultural. “Aqui é muito legal, dá para fazer muitas coisas. Foi tudo bem no primeiro dia, fiz um monte de coisas e amiguinhos também”, contou, logo após o primeiro dia de atividades.
Já a pequena Rhayane Letícia, de 10 anos, estava ansiosa para começar seu quarto ano na instituição. “Eu estava ansiosa (para o retorno), porque queria ver meus amigos e professores de novo”, afirmou. Quando questionada sobre quais as expectativas para o novo ano, ela foi categórica: “Quero aprender coisas novas e fazer tudo na dança”, disse a integrante da Cia Infantojuvenil de Dança do Moinho Cultural.
Em 20 anos de atividade, o Moinho Cultural já atendeu mais de 25 mil crianças e adolescentes na região da fronteira do Brasil com a Bolívia. A instituição oferece uma formação de oito anos, no período do contraturno escolar, visando a transformação positiva da realidade local. Por meio de acesso a bens culturais, conhecimento tecnológico, noções de empreendedorismo e cidadania plena, o Moinho Cultural tem dado voz e vez às crianças, adolescentes e jovens.
Para a diretora-executiva do Moinho Cultural, Márcia Rolon, o novo ano renova as expectativas e o compromisso da instituição com o desenvolvimento social e cultural.
“Este reinício de atividades em 2025 marca um momento muito especial para todos nós do Moinho Cultural. Após nosso recesso, estamos prontos para retomar nossa missão de promover a arte, a cultura e a inclusão social. O Moinho Cultural é um espaço de encontro, de troca de saberes, e de fortalecimento da nossa identidade. Estamos renovados, mais fortes e comprometidos com o nosso papel na transformação social por meio da cultura. Com a confiança de que a arte tem o poder de unir, inspirar e transformar, 2025 será um ano de novas possibilidades e conquistas”, garantiu.