O bolo de mandioca é uma iguaria tipicamente brasileira. A receita, que tem origem indígena, está ligada ao cultivo da mandioca (também chamada de aipim ou macaxeira) na bacia tropical do Rio Amazonas. A planta era cultivada por muitas tribos no país, e quando os colonizadores portugueses chegaram, perceberam como a mandioca era um alimento importante graças ao farto valor nutricional.
A mandioca é utilizada para fazer receitas doces e salgadas. O bolo de mandioca é um dos mais consumidos no nordeste e no norte do Brasil. Além do bolo, a fécula da mandioca também é utilizada para fazer a deliciosa tapioca. Outras receitas importantes são o pãozinho mineiro de mandioca e o biscoito de tapioca. O bolo de mandioca faz muito sucesso e é consumido no Brasil desde o período colonial.
Ingredientes:
1 pacote de mandioca (800 gramas a 1kg)
3 ovos
1 xícara de chá quase cheia de açúcar
1 vidro de leite de coco
50 gramas de coco ralado
2 colheres de sopa de manteiga derretida
1 colher de sopa de fermento em pó
Modo de Preparo:
Higienize a mandioca, rale e esprema bem ela. Transfira para um recipiente e reserve. Em outro recipiente, bata os ovos e adicione o açúcar, a mandioca ralada e espremida, o leite de coco, o coco ralado, a manteiga, o fermento e misture até tudo se incorporar e virar uma massa.
Transfira a massa para uma forma (pode ser aquelas com furo no meio) untada e leve ao forno preaquecido a 180º graus por cerca de trinta a trinta e cinco minutos. Faça o teste do palito: se ele sair seco, o bolo está pronto.
Agora é só servir. Bom apetite.
Leia mais:
Primeira feira do terceiro setor acontece nesta quarta-feira
Acesse as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram.