ASL traz palestra sobre economia de carbono neutro

O escritor, historiador e imortal da ABL Jorge Caldeira será o palestrante nesta quinta - Foto: Flávio Melgarejo/Divulgação
O escritor, historiador e imortal da ABL Jorge Caldeira será o palestrante nesta quinta - Foto: Flávio Melgarejo/Divulgação
No mês de julho, a ASL (Academia Sul-Mato-Grossense de Letras) traz luz a discussão sobre o papel do Brasil na economia de carbono neutro, durante o projeto ‘ABL na ASL: Palestras Imortais’, em parceria com a Academia Brasileira de Letras. Nesta quinta-feira (31), o palestrante será o escritor, historiador e imortal Jorge Caldeira, ocupante da cadeira 16 da Academia.
A palestra ‘As perspectivas do Brasil no Mercado de Carbono Neutro’ será baseada na obra ‘Brasil, Paraíso Restaurável’, lançada por Caldeira em 2020, em parceria com Júlia Marisa Sekula, economista e cientista política, formada em Londres; e Luana Schabib, jornalista e publicitária nascida em Corumbá, que deverá estar presente no evento.
Segundo Jorge Caldeira, “será dada especial atenção à velocidade que a mudança na direção do carbono neutro está adquirindo no Brasil. Basta ver o caso de Mato Grosso do Sul, onde, a partir de 2022, a gestão Eduardo Riedel transformou um Plano de Carbono Neutro em peça central do planejamento do Estado”. O evento também é uma parceria com a Setesc (Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura), por meio da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul).
O debate também abordará as oportunidades de negócios que surgem com a consolidação do cálculo do balanço de carbono como fator para decisões de investimento. Segundo a consultoria McKinsey, o potencial de investimentos de curto prazo pode chegar a US$ 40 bilhões. Além da palestra, o evento também trará música, com a parceria com a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) por meio do projeto ‘Música Erudita e suas Fronteiras’, inserido no ‘Movimento Concerto’ e da Confraria Sociartistas, através do projeto ‘Arte na Academia’.
Após a palestra, haverá confraternização no foyer da ASL, com apresentação instrumental com o músico, produtor e diretor musical Otávio Neto.
Jorge Caldeira
Historiador e escritor, Jorge Caldeira é imortal da Academia Brasileira de Letras, ocupando a cadeira 16. É uma figura central na renovação da literatura histórica brasileira. Doutor em Ciência Política e graduado em Ciências Sociais pela USP, construiu uma trajetória marcada pelo rigor acadêmico e pela ousadia narrativa.
Autor de obras que revisitam criticamente a formação econômica e social do país, como História da Riqueza no Brasil (2017), destacou-se também por Mauá, Empresário do Império (1995), referência nos estudos sobre empreendedorismo no Brasil Imperial, e A Nação Mercantilista (1999), que trata das raízes estruturais da economia brasileira.
Organizador da coleção Formadores do Brasil, publicou volumes sobre José Bonifácio e Diogo Antônio Feijó.
Teve também ampla atuação editorial — como publisher da revista Bravo! e editor em veículos como Exame, IstoÉ, Revista da Folha e Ilustrada da Folha de S.Paulo, além de consultor da TV Globo no projeto Brasil 500 Anos. Recebeu a Ordem do Mérito Cultural (2018) e é também membro da Academia Paulista de Letras. Segundo Celso Lafer, é um autor que “traz uma nova visão sobre o Brasil, com múltiplos olhares e profundidade analítica”.
Confraria Sociartista
A pintura ao vivo de julho pela Confraria Sociartista terá duas técnicas diferentes, com os trabalhos visuais de Andréa Luz e Sônia Possi.
Andréa Luz é artista visual e arquiteta, com diversas exposições individuais e coletivas em Mato Grosso do Sul e no Brasil. Integra a Confraria Sociartista e, desde o início da carreira, retrata a vida indígena, a flora e a fauna do Pantanal, utilizando técnica mista de pastel seco, tinta acrílica e carvão.
Sônia Maria de Medeiros Possi desenha mandalas intuitivas e, a partir dessas criações, começou a estudar e praticar outras técnicas como desenho com grafite, lápis de cor e tinta a óleo sobre papel. Atualmente dedica-se aos retratos, criando rostos de pessoas e motivos sacros.
Projeto ‘Movimento Concerto’
Realizado mensalmente pela ASL em parceria com a UFMS, o projeto Movimento Concerto, dentro da vertente “Música Erudita e suas Fronteiras”, traz em julho os músicos Gabriel dos Santos e Pedro Irineu. No repertório solo: Turégano, de Federico Moreno Torroba – Gabriel dos Santos. La Catedral (3º movimento), de Augustin Barrios – Pedro Irineu. No repertório em duo: Opus 34 nº 02, de Ferdinando Carulli – Gabriel e Pedro.
Gabriel dos Santos é violonista e educador musical, com formação técnica pelo Conservatório Musical de Campo Grande e graduação em Música pela UFMS (em conclusão). Participou da Camerata Madeiras Dedilhadas, do Festival Mais Cultura UFMS e foi finalista do XV Concurso de Violão da FITO. Sua atuação se destaca pelo compromisso com a valorização da música como instrumento de expressão e inclusão.
Pedro Irineu é graduando em Licenciatura em Música pela UFMS, estudou com o professor Pieter Rahmeier e participou de apresentações locais e concursos como o XI Concurso Nacional de Violão Fred Schneiter (RJ). Participou de masterclasses com músicos renomados como Everton Gloeden, Gilson Antunes e Daniel Morgade. Atualmente integra a Camerata de Madeiras Dedilhadas.
Instrumental
Após a palestra, na confraternização, haverá apresentação instrumental de Otávio Neto. Cantor, músico, produtor e diretor musical, é natural de Campo Grande (MS) e filho de um índio terena com uma mineira. Iniciou sua trajetória na música ainda na infância. Na adolescência, mudou-se para Curitiba, residindo na casa do maestro Misael Passos e de seu filho Misa Jr., quando teve os primeiros contatos com produção musical e arranjos. Ao retornar para Campo Grande, aprofundou-se na Soul Music e passou a atuar como arranjador e assistente técnico em estúdios. Fundou o projeto Aldeia Black e assinou arranjos para diversos artistas. Otávio Neto soma quase 70 CDs produzidos, abrangendo diferentes estilos musicais, além de DVDs e participações em shows realizados em várias regiões do país.
Serviço: O Chá Acadêmico ‘ABL na ASL: Palestras Imortais’, com Jorge Caldeira, será nesta quinta-feira (31), às 19h30, no Auditório da ASL, rua 14 de julho, 4653, altos do bairro São Francisco, com entrada gratuita.
Por Carolina Rampi

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *