Nova ponte no sudeste do estado será construída para escoar produção agrícola

Ponte
Foto: Divulgação

Hoje (30), o governador Reinaldo Azambuja irá participar da assinatura do convênio para o início do EVTEA (Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental), sobre a construção de uma nova ponte, que ligará os municípios de São Pedro do Paraná (PR) e Porto São João (MS). O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Jr. também estará presente.

Essa nova ponte deve contribuir com o escoamento da produção agrícola. O estudo está avaliado em R$ 3 milhões, e tem o objetivo de identificar os impactos sobre o Rio Paraná e o desenvolvimento regional. A Itaipu deve financiar o EVTEA, para dar seguimento ao projeto de construção.

Os acordos para a construção da nova ponte tiveram início no ano passado. A Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômica, Produção e Agricultura Familiar) discutiu os projetos de logística e conservação do solo e água em Mato Grosso do Sul, com a diretoria da Itaipu. A atuação  da instituição deve ser ampliada no território sul-mato-grossense.

O secretário da Semagro, Jaime Verruck, explica que o acordo da ponte faz parte de um projeto maior, incluindo a duplicação da BR-376, conhecida como Rodovia do Agronegócio Brasileiro, por conta da alta quantidade de caminhões que transportam a safra sul-mato-grossense, que passam pelo Paraná, a caminho do Porto de Paranaguá.

Atualmente são 1.500 caminhões trafegando na região. “Hoje, caminhões do Mato Grosso do Sul em direção ao Paraná precisam passar pela barragem Primavera, entrar no estado de São Paulo, atravessar a barragem de Rosana para, aí sim, entrar no Paraná via Nova Londrina e acessar a BR-376. Esse caminho, com duas barragens, tem trânsito lento e restrição de peso de caminhões”, disse Verruck.

Com a obra da ponte, as viagens podem ser encurtadas em mais de 100km. O secretário também destaca que essa nova ligação é muito importante para o estado, pois será um novo corredor de transporte para escoação da produção agrícola entre os dois estados, e ainda irá encurtar o caminho até o Porto de Paranaguá, que atualmente é feito por Maringá.

“A obra é uma reivindicação antiga dos empresários e produtores da região sudeste de Mato Grosso do Sul. Ela criará um eixo de desenvolvimento regional e local“, afirmou o secretário.

Projeto antigo

Esse projeto já está sendo discuto há mais de 4 anos. As negociações são feitas principalmente pela Socipar (Sociedade Civil Organizadora do Paraná), que reúne cerca de 200 lideranças dentro da classe política, sociedade civil, grandes empresários e ministros. Os empresários do ramo do agronegócio afirmam que a ponte será peça fundamental para a economia do Estado, por conta de avanços no setor logístico e em outras áreas.

Com informações do Portal do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

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