Aldeia Bororó em Dourados recebe 250 toneladas de calcário para melhorar produção rural

calcário transporte
Foto: Divulgação/Governo do Estado de Mato Grosso do Sul/Edemir Rodrigues

Nesta terça-feira (3), o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul divulgou que irá entregar cerca de 15 mil toneladas de calcário para aldeias indígenas produtoras. O calcário é utilizado para melhorar a produção, com a correção do solo para cultivar produtos como feijão, milho e mandioca.

O investimento será de mais de R$ 5,3 milhões, e irá beneficiar 76 aldeias de 26 municípios do estado. Uma primeira remessa do produto já foi entregue em Dourados, na Aldeia Bororó, com 250 toneladas. No total, serão mil toneladas para Bororó, e mais 1.250 toneladas para a aldeia Jaguapiru, também em Dourados.

O diretor presidente da Agraer/MS (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), André Borges, explica que essa parceria com as comunidades indígenas é uma das estratégias de prioridade para a atual gestão. Além disso, Borges conta que esta é a primeira vez que essas comunidades recebem calcário em grandes quantidades.

O programa Proacin (Programa de Apoio às Comunidades Indígenas de Mato Grosso do Sul), contribui desde 2015 com a agricultura familiar nas aldeias do estado, além de que mensalmente, são distribuídas 19.899 cestas básicas para 83 aldeias de 27 municípios, com mais de 90% dos indígenas sendo atendidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *