Adecoagro e Apae anunciam parceria para inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Foto: Divulgação/Assessoria
Foto: Divulgação/Assessoria

Por meio do Multi Programa de Inclusão Adecoagro, a Companhia irá implementar o Emprego Apoiado, em parceria com a Apae de Ivinhema

A Adecoagro, uma das principais produtoras de alimentos e energia renovável da América do Sul, e a Apae de Ivinhema acabam de firmar uma parceria para ampliar a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho no Vale do Ivinhema.

A iniciativa faz parte das ações do ‘Multi – Programa de Inclusão Adecoagro’ e reforça o compromisso da Companhia com a diversidade, bem como contribui para a eliminação de barreiras de comunicação e para a acessibilidade, com a promoção de condições adequadas para garantir a plena inclusão no ambiente de trabalho.

A metodologia do ‘Emprego Apoiado’ realiza a busca ativa de Pessoas com Deficiências para serem inseridas em diversas atividades e funções, respeitando a individualidade e as habilidades do candidato ou candidata.

Em parceria com a empresa, a metodologia realiza a construção de um ambiente de trabalho que vá ao encontro das habilidades do profissional. De acordo com Nilse Passarini, coordenadora pedagógica Apae Ivinhema, o grande diferencial da metodologia aplicada pelo Emprego Apoiado está na capacitação prévia e no apoio necessário tanto às pessoas com deficiência, quanto às empresas e aos familiares.

“Quando realizamos a real inclusão no mercado de trabalho, transformamos vidas, pois proporcionamos a melhora da qualidade de vida, da autoestima e da forma como as pessoas se relacionam”, destaca Nilse.

A Coordenadora Nacional de Inclusão no Mundo do Trabalho da Apae Brasil, Iracema Ferreira, destaca ainda que é fundamental que empresas sigam o exemplo da Adecoagro, que buscou a APAE para auxiliá-la no desafio corporativo de ampliar a diversidade no ambiente de trabalho.

“Muito além de oferecer a vaga, o desafio das corporações está na retenção dos talentos com deficiência, pois são necessárias uma série de ações para garantir a inclusão plena do profissional. Nosso trabalho por meio das 2227 Apae no Brasil é acompanhar e apoiar tanto a empresa, quanto os colaboradores e colaboradoras com deficiência”, comenta Iracema.

Franciene Cristina da Silva, Gerente Saúde e Bem-Estar, Diversidade e Cidadania Corporativa da Adecoagro, destaca que a empresa busca ser cada dia mais diversa e inclusiva.

“A contratação de pessoas com deficiência é um dos caminhos que estamos percorrendo para ampliar a diversidade corporativa. Nossos esforços estão concentrados para a manutenção de um ambiente de trabalho preparado para os desafios do mundo atual e que seja, ao mesmo tempo, motivador e inspirador. Proporcionar oportunidades de desenvolvimento e crescimento de forma igualitária, sem distinção, permite que a diversidade de ideias e de conhecimentos prospere em nossas atividades e em nossas operações”, pontua Franciene.

Sobre a Adecoagro

Com sede em Luxemburgo e acionistas em todo o mundo, a Adecoagro (NYSE: AGRO) é um dos principais produtores de alimentos e energia renovável da América do Sul, presente em três países.

No Brasil desde 2004, a Companhia atua na produção de açúcar, etanol e cogeração de energia elétrica com três unidades industriais: Usina Monte Alegre (MG) e o cluster formado pelas usinas Angélica e Ivinhema, ambas no Mato Grosso do Sul.

Juntas, elas possuem capacidade de moagem de 13,7 milhões de toneladas de cana por safra. Reunindo mais de 6.600 colaboradores e colaboradoras no Brasil (maio de 2022), a Adecoagro caracteriza-se por um modelo de baixo custo de produção, alta flexibilidade e processos inovadores, sendo reconhecida como uma das mais competitivas do segmento sucroenergético mundial. Para mais informações, consulte nosso site.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.