Trazendo a metafórica “luz”, que representa o conhecimento, para as mentes campo-grandenses que se propõe ao debate, o “Café Filosófico” debate nessa quinta-feira: “A filosofia como exercício para a sabedoria da vida”, com participação do Prof. Dr. Ronaldo Amaral, no Sesc Cultura.
“Nessa época de cortes em pesquisa e educação, e não só isso, mas perseguição aos dados científicos e às teorias consolidadas, é fundamental pensarmos nossa sociedade a partir de uma fonte de pesquisa segura, bem fundamentada e aberta a aprimoramentos. Esse último ponto é bem importante para diferenciarmos pensamentos sérios de meras teorias conspiratórias baseadas em preconceito”, explica o co-fundado da produtora Árvore-Ser (que promove o Café), Ályson Ladislau.
Debatendo assuntos que muitas das vezes são evitados, Ály destaca que: “é importante filosofar a filosofia e também outras áreas do conhecimento para que elas superem essas tentativas de descredibilização. Filosofar significa dar um passo atrás, analisar e fazer perguntas, e esse movimento permite olhar a ciência e a vida em sociedade com mais clareza”.
“E o tema dessa edição especificamente nos ajuda a olhar para dentro de nós em busca dos motivos mais legítimos para enfrentarmos a vida com mais alegria, tranquilidade e menos receio de encarar as adversidades e os problemas que existem independentes da nossa vontade.”
Professor da Universidade Federal, Ronaldo Amaral tornou-se doutor pela Unesp e pós-doutor pela PUC de São Paulo, ministrando atualmente aulas sobre Filosofia Antiga e Medieval. Vindo como especialista convidade para essa edição do café filosófico, Ronaldo media a conversa a partir das 19h.
De acordo com os organizadores, na Antiguidade – notadamente a partir do período helenístico e romano, – a filosofia era muito diferente do que concebemos hoje na medida em que era menos
um exercício puramente intelectual, escolar ou acadêmico, do que um conhecimento que buscava a formação do homem para o bem viver, para a felicidade.
Do progresso conquistado com o passar do “Café” por Campo Grande, Ályson reslta que: “desde a primeira edição, o Café Filosófico nos surpreende. O evento completou dois anos no último dia 26, e foi em um sábado à noite na Casa Fernando Pessoa que reunimos pela primeira vez quase 100 pessoas para falar de filosofia. Isso foi muito marcante e nos deu muita motivação para fazer os próximos”.
“Hoje, já batemos várias vezes essa lotação e isso nos alegra porque é sinal que o pensamento, a conversa amigável entre a filosofia e as pessoas tem apelo. Em um mundo tão volátil e tão digital, ver as pessoas se deslocarem para ouvir e falar sobre filosofia é surpreendente”, aponta ainda.
“Mas ainda não estamos satisfeitos, queremos mais participações e cada vez mais pessoas buscando na filosofia uma maneira de compreender a vida e os nossos desafios”, finaliza Ályson Ladislau. (Leo Ribeiro)
Serviço: “A filosofia como exercício para a sabedoria da vida” com o Prof. Dr. Ronaldo Amaral acontece hoje (quinta), às 19 horas no Sesc Cultura, localizado na Av. Afonso Pena, 2270 – Centro, com entrada gratuita e ingressos distribuídos 1h antes do evento. Informações: (67) 9 9827-2323; instagram @arvore.ser e facebook.com/arvoresendo.