Tempestade com ventos de até 100 km/h coloca em risco 33 municípios de MS

Foto: reprodução/Inmet
Foto: reprodução/Inmet

Um alerta de perigo emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) coloca 33 municípios de Mato Grosso do Sul sob risco de tempestade entre esta terça-feira (17) e quarta-feira (18). O aviso prevê chuvas intensas, ventos fortes e possibilidade de queda de granizo em diversas regiões do Estado.

De acordo com o Inmet, são esperadas precipitações entre 30 e 60 milímetros por hora, podendo chegar a 50 a 100 milímetros por dia. Os ventos podem variar de 60 a 100 km/h, o que eleva o risco de quedas de árvores, alagamentos, danos em plantações e interrupções no fornecimento de energia elétrica.

Entre os municípios sob aviso estão cidades do sul, sudeste e cone-sul do Estado, como Dourados, Naviraí, Ponta Porã, Nova Andradina, Ivinhema, Iguatemi, Amambai e Mundo Novo, além de localidades da região leste, como Bataguassu e Santa Rita do Pardo.

Na Capital, Campo Grande, a previsão indica temperaturas elevadas, com mínima de 24°C e máxima que pode chegar a 38°C. A umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 90%. Na tarde de segunda-feira (16), já foram registrados episódios de chuva em bairros como Monte Carlo, Vila Planalto, São Francisco, Vivendas do Bosque, Cabreúva e Carandá Bosque. No Bairro Los Angeles, o volume foi suficiente para causar alagamentos em ruas e residências.

Calor extremo lidera ranking nacional

Além do risco de tempestades, Mato Grosso do Sul voltou a se destacar pelas altas temperaturas durante o Carnaval. Pelo segundo dia consecutivo, municípios do Estado lideraram o ranking nacional de calor. Três Lagoas registrou a maior temperatura do país nesta segunda-feira (16), com 38,5°C, segundo o Inmet.

Outras cidades também apareceram entre as mais quentes do Brasil, como Água Clara (38,2°C), Porto Murtinho (37,7°C), Aquidauana (37,6°C) e Corumbá (37,5°C). No domingo (15), Três Lagoas já havia alcançado o topo do ranking, com 36,9°C.

A previsão indica que o calor intenso deve persistir nesta terça-feira (17), favorecendo a formação de pancadas de chuva isoladas, principalmente à tarde e à noite, de forma rápida e localizada. A partir de quarta-feira (18), a tendência é de aumento das áreas de instabilidade e maior frequência de chuva em diferentes regiões do Estado. Com mais nebulosidade, as temperaturas podem apresentar leve queda, mas a sensação de abafamento deve continuar elevada, típica deste período do ano.

 

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

 

Leia mais

Terça-feira de Carnaval terá calor de até 38°C e risco de temporais em Mato Grosso do Sul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *