Queixada é resgatada em estacionamento de empresa na região do Royal Park, em Campo Grande

Foto: reprodução
Foto: reprodução

Uma queixada foi resgatada na manhã desse domingo (15) no estacionamento de uma empresa localizada no Bairro Royal Park, em Campo Grande, nas proximidades do Parque das Nações Indígenas.

A PMA (Polícia Militar Ambiental foi acionada após a presença do animal silvestre causar preocupação entre funcionários e moradores da região. Para garantir a segurança, a equipe utilizou equipamentos adequados para conter a queixada e colocá-la em uma caixa de transporte apropriada.

Após o resgate, o animal foi acomodado em uma caminhonete e encaminhado para uma área com vegetação, fora do perímetro urbano, onde foi devolvido ao habitat natural sem ferimentos aparentes.

A queixada pertence à espécie Tayassu pecari, também conhecida como porco-do-mato. O animal tem hábitos diurnos e se alimenta de frutas, raízes, larvas de insetos e minhocas. Devido à caça e à perda de habitat, a espécie é classificada como vulnerável no Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção, elaborado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

A PMA orienta que, ao avistar animais silvestres em área urbana, a população não tente capturá-los ou afugentá-los. Os resgates podem ser solicitados pelo telefone (67) 9984-5013 ou, em casos de emergência, pelo 190.

 

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *