Secretaria emite alerta após primeiro caso de morcego com raiva ser confirmado na Capital

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Animal foi encontrado em quintal de residência e autoridades alertam para evitar contato e manter vacinação de pets

Um morcego infectado pelo vírus da raiva foi identificado dentro da área urbana de Campo Grande, no Bairro Vivendas do Bosque. O animal foi localizado no quintal de uma residência após a moradora notar que ele estava caído no chão.

Segudno a prefeitura, embora a maioria dos morcegos presentes na cidade se alimente de frutas e insetos e não represente perigo em condições normais, eles podem carregar o vírus e transmiti-lo a outros mamíferos, como cães, gatos e pessoas, especialmente quando há contato direto.

O alerta é maior quando o animal apresenta comportamento fora do habitual, como permanecer no chão, entrar em residências ou demonstrar dificuldade para voar. Nesses casos, a orientação é não tocar no morcego e evitar a aproximação de pessoas e animais domésticos até que o recolhimento seja feito por equipes especializadas. Após a captura, o animal passa por exames laboratoriais para confirmação da doença.

Se houver contato direto com morcegos em situação suspeita, a recomendação é procurar atendimento médico para avaliação e possível início de tratamento preventivo contra a raiva.

Especialistas também reforçam a importância da vacinação anual de cães e gatos, considerada uma das principais formas de impedir a circulação do vírus entre animais e humanos.

Serviço

O recolhimento de morcegos com comportamento atípico pode ser solicitado pelos telefones, o geral: (67) 3313-5000

Telefones: (67) 2020-1801 / (67) 2020-1789. O funcionamento é de segunda a Sexta das 07 às 17h.

Telefone: (67) 2020-1794 – Está disponível de Segunda  a Sexta-feira das 17h às 21h – segunda a sexta, sábados / domingos e feriados das 06h às 22h:

Caso o animal seja encontrado fora do horário de atendimento, a orientação é isolá-lo com cuidado, utilizando recipientes como baldes ou caixas, sem contato direto, até que o serviço possa ser acionado.

Acesse as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *