Governo determina que autarquias e fundações transfiram saldos financeiros ao caixa estadual até novembro de 2025

Foto: divulgação
Foto: divulgação

O Governo de Mato Grosso do Sul publicou, nesta quarta-feira (26), um decreto que obriga autarquias e fundações estaduais a transferirem, até 27 de novembro deste ano, todos os saldos financeiros disponíveis para o Fundo de Provisão de Recursos. A medida, assinada pelo governador Eduardo Riedel (PP) e pelo secretário de Fazenda, Flávio César Mendes de Oliveira, tem como objetivo centralizar recursos e reforçar a capacidade de investimento do Estado.

De forma excepcional, o governo também determinou que os órgãos da administração indireta deverão repassar ao fundo todos os valores existentes em caixa na data de 31 de outubro de 2025. O alcance da ordem inclui receitas próprias, superávits financeiros acumulados ao longo dos últimos anos e até montantes arrecadados por multas que, originalmente, tinham outras finalidades previstas em lei. Segundo o decreto, antes da transferência, os órgãos poderão descontar apenas os valores referentes a “empenhos a pagar”, despesas já assumidas, mas ainda não quitadas.

Embora o governo não tenha divulgado estimativas oficiais sobre o montante esperado, a expectativa é de que cifras expressivas sejam recolhidas, dada a abrangência da determinação. A centralização dos recursos, conforme o Executivo estadual, busca garantir maior fôlego financeiro para custear despesas prioritárias e ampliar a capacidade de investimento em 2026.

 

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

 

Leia mais

Após primeira reunião no PL, Azambuja fala “agregar lideranças de centro”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *