A família de Preta Gil decidiu dividir as cinzas da cantora entre amigos e parentes próximos como uma forma de última homenagem à artista, que morreu no último dia 20 de julho, aos 50 anos, após uma batalha contra um câncer no intestino.
Segundo informações do colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo, as porções das cinzas serão entregues apenas aos melhores amigos da filha de Gilberto Gil. A cerimônia de cremação ocorreu no dia 25 de julho, no Cemitério e Crematório da Penitência, localizado na zona portuária do Rio de Janeiro.
A partilha simbólica atende a um dos últimos desejos deixados por Preta Gil, que teria registrado orientações sobre sua despedida, incluindo a cremação do corpo e detalhes sobre a cerimônia. A decisão reforça o legado de afeto, liberdade e conexão emocional que marcou sua vida pública e pessoal.
Preta Gil faleceu nos Estados Unidos, onde estava em tratamento experimental contra a doença. Reconhecida por sua carreira artística e posicionamentos firmes em defesa da diversidade e dos direitos humanos, sua morte causou comoção em todo o país, especialmente no meio artístico e entre fãs.
A entrega das cinzas deve acontecer de forma reservada, respeitando a intimidade da família e daqueles que conviveram mais de perto com a cantora.
Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram
Leia mais
Adeus à Preta Gil! Fãs e amigos prestam homenagens à cantora vítima de câncer