Na tarde desta terça-feira (09), foi confirmado pelo CCZ (Coordenadoria de Controle de Zoonoses), o 9º caso de morcego com raiva encontrado dentro do perímetro urbano de Campo Grande.
O animal foi encontrado no bairro São Francisco e esta não é a primeira ocorrência de morcegos infectados na região. O Centro informa que casos tem aumentado na cidade e a população precisa ter alguns cuidados
Confira algumas medidas do Centro caso encontrar algum morcego fora do habitat natural:
Confira abaixo mais orientações dadas pelo CCZ caso um morcego seja encontrado:
O CZZ informa que se foi encontrado um morcego vivo ou morto, é necessário ligar emediatamente para o CCZ e então logo uma equipe irá fazer o recolhimento do animal. Também não se deve tocar com as mãos desprotegidas no morcego.
Em casos do expediente do CCZ estiver encerrado, o que fazer?
Em caso do morcego morto, a centro orienta que seja recolhido com uma pá de lixo e colocado em uma sacola plástica. E em caso do morcego estiver vivo, o centro orienta que um balde seja colocado em cima do animal e que seja aguardado o dia seguinte para acionar o CCZ.
Também é alertado para que animais domésticos sejam vacinados contra a raiva. A vacina contra a raiva é gratuita e aplicada anualmente, quem não levou o animal para vacinar, deve fazer o mais rápido possível.
Em caso de qualquer contato com o animal é recomendado que procure imediatamente um pronto socorro mais próximo.
O endereço do CCZ fica na Avenida Senador Filinto Muller , 1601, bairro Vila Ipiranga em Campo Grande.O telefone do CCZ é o 3313-5000.
Acesse as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram.