Semana começa com tempo instável e alertas de tempestade em Mato Grosso do Sul

Foto: Nilson Figueiredo
Foto: Nilson Figueiredo

A semana começa com tempo instável em Mato Grosso do Sul. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de chuvas intensas, nas classificações amarela e laranja, para várias áreas, incluindo Campo Grande, Dourados e Três Lagoas.

Em Campo Grande, a segunda-feira (28) será de céu predominantemente nublado, com previsão de tempestades em algumas partes da Capital. As temperaturas devem variar entre 14°C e 26°C. Segundo o Inmet, a cidade está sob alerta amarelo de chuvas intensas até as 9h da manhã, com expectativa de precipitação entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros ao longo do dia. Rajadas de vento entre 40 e 60 km/h também estão previstas.

Em Dourados, a situação é ainda mais preocupante. O município está sob alerta laranja, que indica maior perigo de chuvas intensas. A previsão aponta para pancadas de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora, podendo acumular de 50 a 100 milímetros no dia, além de ventos fortes que podem atingir de 60 a 100 km/h. As temperaturas na cidade devem oscilar entre 14°C e 25°C. O Inmet alerta para o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Três Lagoas também deve enfrentar um início de semana instável. A previsão é de tempestades em partes da região, com temperaturas variando entre 19°C e 26°C. A cidade está sob alerta amarelo de chuvas intensas, com volumes esperados entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, acompanhados de ventos de 40 a 60 km/h.

Já em Corumbá, o cenário é um pouco mais tranquilo. Apesar do céu nublado, não há previsão de chuva significativa para esta segunda-feira. As temperaturas na cidade devem ficar entre 20°C e 28°C.

A Defesa Civil recomenda atenção redobrada para a população das áreas em alerta, principalmente em caso de temporais. É importante evitar áreas de alagamento, não se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento e, se possível, desligar aparelhos elétricos em caso de tempestade.

 

Com informações do Inmet

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *