A tradição da “Guerra d’Água” deve marcar o encerramento do Carnaval em Ponta Porã na terça-feira. O ato já aconteceu na tarde deste domingo (11) quando uma multidão de mais de 10 mil pessoas compareceu a Avenida Brasil, no centro da cidade para o confronto onde uns atiram saquinhos cheios de água nos outros . A diversão é uma manifestação popular voluntária e regulamenta por lei municipal, que anualmente acontece essa brincadeira tradicional com os foliões, tanto do lado brasileiro quanto do paraguaio, já que a cidade faz fronteira com Pedro Juan Caballero (PY).
Os grupos utilizam até mesmo equipamentos como capacetes com viseiras, luvas e casacos para maior proteção e evitar ferimentos pelo impacto dos balões lançados pelos “pelotões de fuzilamento”. A batalha tem início quando os grupos móveis passam em veículos arremessando água contra os grupos fixos .
O horário de início é às 13h e término às 17h, . Para garantir a ordem pública, a Polícia Militar de Ponta Porã e a Guarda Civil Municipal de Fronteira estarão presentes para que todos se divirtam de forma segura. A “Guerra d’Água”, regulamentada por lei, possui regras específicas:
Leia mais: Batalhão de Polícia Militar Rodoviária iniciará “Operação Carnaval 2024”
Batalhão de Polícia Militar Rodoviária iniciará “Operação Carnaval 2024”
Confira as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram.