A primavera no Brasil acaba entre esta quinta-feira (21) e sexta-feira, e o tempo será de instabilidade em Mato Grosso do Sul, com temperaturas acima de 30 °C e possibilidade de chuva ou tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento. Após a chuva, as temperaturas máximas devem apresentar ligeira redução.
As instabilidades atmosféricas ocorrem devido à disponibilidade de umidade e aquecimento diurno. “Além disso, a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai e a aproximação de uma frente fria oceânica favorece a formação de nuvens e chuvas”, conforme panorama do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).
Em Campo Grande, a mínima prevista é de 23 °C, enquanto a máxima pode chegar aos 31 °C. Os termômetros em Dourados marcam 22 °C inicialmente e atingem 32 °C ao longo do dia, assim como no município de Iguatemi. Ponta Porã, na região Sul-Fronteira, amanhece com 21 °C e registra 30 °C à tarde.
Na região Sudoeste, Porto Murtinho tem mínima de 25 °C e máxima de 33 °C. No Pantanal, Corumbá apresenta variação entre 26 °C e 31 °C, já Aquidauana marca 24 °C pela manhã e chega aos 33 °C nos horários mais quentes do dia.
Coxim e Camapuã, na região Norte, apresentam máximas de 31 °C, com mínimas de 23 °C e 24 °C, respectivamente. Em Três Lagoas, no Bolsão, os valores variam entre 25 °C e 35 °C. Nesta quinta-feira, Anaurilândia registra a temperatura mais alta do dia, com mínima de 24 °C e máxima de 36 °C.