Aproximadamente cinco toneladas de maconha, 163 kg de cocaína e mais 47 kg de skunk, foram apreendidos pelas Forças Armadas, nesses últimos cinco dias de Operação Agatha As ações iniciaram no dia 12 de setembro nas fronteiras entre Brasil, Paraguai e Bolívia.
Na operação, foram utilizados 18 embarcações, 1.753 militares e 12 aeronaves em patrulhamentos via terrestre com revista a barcos e veículos, como fluviais. Foram também utilizados cães farejadores de gerra para a localização dos entorpecentes.
Segundo as Forças Armadas, foram apreendidos 500 caixas de cigarro, 4 veículos e feitas mais de 600 abordagens nos cinco dias de operação. Também foram feitas nas regiões de fronteira ações cívico-sociais com atendimentos médicos e odontológicos, como palestras, corte de cabelos, doações de roupas e exposição de materiais de Fuzileiros Navais.
As fiscalizações foram realizadas nos municípios de Corumbá e Ladário, com pontos de fiscalização no Posto Esdras e no Lampião Aceso; além de estradas vicinais que levam à Bolívia e no município de Porto Murtinho.
A Operação realizada pelo Comando Conjunto Ágata Oeste teve apoio dos Orgãos de Segurança Pública e da Fiscalização com o emprego das Forças Armadas, que atuaram nas faixas de fronteiras em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Também participaram da operação a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal, Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade), Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Militar Ambiental e Grupo Especial de Fronteira.