Durante uma operação de fiscalização ambiental da Operação Bocaíuva, neste domingo (17), uma equipe da Polícia Militar Ambiental (PMA) abordou um casal entre as rodovias MS-141 e MS-473, em Nova Andradina. Com eles foram apreendidos 79 filhotes de papagaio. O casal estava no interior de São Paulo e se deslocava em um veículo com placas de Mirante do Paranapanema (SP).
Os animais tinham diferentes tamanhos e estavam acomodados em uma caixa artesanal de madeirite, com dimensões de 1,25 metro de comprimento, 0,46 metro de largura e 0,12 metro de altura. A caixa estava coberta com uma capa de tecido, simulando ser o banco traseiro do veículo.
Ao serem questionados sobre a origem das aves, o casal alegou tê-las adquirido de uma pessoa desconhecida, em Angélica, por R$ 10 mil. O destino final era Presidente Venceslau (SP), onde receberiam, após a entrega, R$ 13 mil.
A apreensão foi feita após a constatação do crime de tráfico de animais silvestres. O casal foi imediatamente detido e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Nova Andradina.
Leia mais:
Após chuva e frente fria, MS está sob alerta de perigo para baixa umidade