Na manhã de hoje (13), agentes da Polícia Civil, em conjunto com a Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM), cumpriram mandados mandado de prisão em uma operação policial contra a violência doméstica em diversos bairros de Campo Grande. Duas pessoas, foram localizadas e presas pelos crimes relacionados a Lei Maria da Penha.
Aproximadamente 20 policiais civis e militares foram as ruas cumprir mandados de prisão em encerramento da operação “Shamar”, expedidos pela 3ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Campo Grande. As tais ordens judiciais foram expedidas em agosto, após a operação “Bellatrix”, desencadeada pela 1ªDEAM, em que foram cumpridos 15 Mandados de Prisão.
Segundo a Polícia Civil, durante a operação de hoje, as equipes realizaram visitas a vítimas a violência doméstica para acompanhamento e fiscalização das medidas protetivas de urgência.
Shamar é uma palavra em hebraico que significa “cuidar, guardar, proteger, vigiar, zelar”. Foi desenvolvida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e coordenada pela Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência, da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) e conta com o apoio do Ministério das Mulheres e do Colégio de Coordenadores das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar dos Tribunais de Justiça Estaduais. Tem por objetivo combater a violência familiar doméstica e o feminicídio, por meio de atuação integrada entre as Forças de Segurança. A Operação Shamar está sendo executada em todas as unidades federativas do Brasil, no qual todos os municípios devem ser alcançados.
Acesse as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram