Hemosul em Campo Grande busca doações de sangue para suprir emergência nos estoques

Foto: Amanda Ferreira
Foto: Amanda Ferreira

O Hemosul, localizado em Campo Grande, está enfrentando uma situação crítica de baixo estoque de sangue, especialmente dos tipos sanguíneos “O” positivo e negativo, que se encontram com apenas 7% e 5% da capacidade, respectivamente. A fim de atender à demanda dos hospitais da rede de saúde de Mato Grosso do Sul, a instituição convoca os doadores de sangue a comparecerem em suas instalações, tanto na capital quanto nas unidades coletoras do interior do estado. 

Além do Hemosul, na capital é possível doações de sangue na Santa Casa e no Hospital Regional. já no interior do estado, as unidades coletoras estão presentes em Dourados, Três Lagoas, Ponta Porã, Paranaíba e Coxim. Adicionalmente, a rede conta com unidades de armazenamento e distribuição em Aquidauana, Corumbá, Naviraí e Nova Andradina.

Em Campo Grande,o Hemosul recebe doações de segunda a sexta – feira, das 7h às 17h, e aos sábados, das 7 às 12h. Na Santa Casa e no hospital regional, as doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h.

Doadora de 16 anos, realizou uma doação de sangue nesta última quinta-feira para uma amiga/Foto: Amanda Ferreira

Para realizar a doação, é necessário comparecer à unidade com documentos pessoais, estar bem alimentado e estar bem de saúde. Os requisitos incluem ter entre 16 e 69 anos de idade e pesar 51 kg ou mais. Além disso, é importante observar o intervalo necessário para doadores que tenham sido vacinados contra a covid-19. Para a vacina Corona Vac, o intervalo é de 48 horas, enquanto para as vacinas Astrazeneca, Pfizer e Janssen, é necessário aguardar 7 dias.

O Hemosul reforça que indivíduos com doenças respiratórias ficam inaptos para a doação durante o período de doença. Homens podem doar sangue até quatro vezes por ano, com um intervalo mínimo de dois meses entre as doações. Já as mulheres podem doar até três vezes por ano, respeitando um intervalo mínimo de três meses entre as doações. 

Serviço

O Hemosul Coordenador funciona na Av. Fernando Corrêa da Costa, 1304. Os telefones para contato são (67) 3312-1517 e 99298-6316 (WhatsApp).

Acesse as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *