Finalmente estamos em dezembro, mês que muitos esperam devido as férias e pelas comemorações de fim de ano. Pensando nisso O Estado Online preparou um especial de um mês com receitas exclusivas para as festas de natal. E melhor: toda a receita trará uma indicação de filme, para que o leitor entre completamente no clima natalino. Boas festas!
Considerado um prato clássico da ceia de Natal, o tender é o pernil de porco defumado e processado. A receita tradicionalmente é servida com cravo-da-Índia e fios de ovos.
Com toque defumado, o tender de Natal combina com molhos agridoces feitos com frutas cítricas, como laranja, abacaxi, tangerina, limão e limão-siciliano, à preferência do cozinheiro. Na receita de hoje, será apresentada uma versão do tender com molho de mel e abacaxi.
Ingredientes
1 mini tender de no mínimo 1 kg
1 ½ xícara (chá) de suco de abacaxi
1 ½ xícara (chá) de vinho branco
1 cabeça de alho
cravos-da-índia
¼ de xícara (chá) de mel
2 ramos de alecrim
Modo de preparo
1. Numa tigela grande, misture o suco de abacaxi com o vinho branco, coloque o tender para marinar e leve à geladeira, coberto com filme ou papel-alumínio, por 12 horas. Se preferir, coloque o tender num saco plástico e feche bem.
2. Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média).
3. Corte a ponta da cabeça de alho com uma faquinha de serra. Transfira o tender para uma assadeira. Com a ponta de uma faca afiada, risque a superfície, formando losangos, e espete os cravos nas junções.
4. Regue com a marinada, junte a cabeça de alho, os ramos de alecrim e leve ao forno preaquecido por 30 minutos.
5. Retire do forno, regue com o mel e volte a assar por mais 20 minutos. A cada 5 minutos, regue com o líquido da marinada.
6. Retire o tender da assadeira, transfira para uma tábua e cubra com papel-alumínio para não esfriar enquanto você faz o molho. Retire também a cabeça do alho e reserve.
Receita por Panelinha
Filme de hoje: Pode me Chamar de Noel (Peter Werner, 2001)
Sinopse: Quando Lucy Collins, uma bem sucedida produtora de televisão, contrata um ator para ser o Papai Noel de seu programa de telecompras, ganha mais do que poderia imaginar. Afinal Nick, o verdadeiro Papai Noel, tem que procurar um sucessor, pois está se aposentando apos 200 anos. O problema é que tem que achar esta pessoa especial até a noite de Natal e Lucy é sua favorita.
Acesse as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram.
Leia também:
É natal! Aprenda a fazer Panetone e se prepare para o fim de ano