Novo alerta indica tempestade acompanhada de granizo em MS

Tempestade
Foto: O Estado Online

Mato Grosso do Sul inicia a semana com alerta de tempestade, na manhã desta segunda-feira (26), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) renovou dois avisos que indicam chuva acompanhadas de granizo eventos de até 100 km/h.

Dados do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), indicam que nas últimas 12 horas foram registrados 19,6 milímetros em Ponta Porã, 17,6 mm em Mundo Novo, 14,6 mm Itaquiraí, 8 mm em Bela Vista e 3,8 mm em Ivinhema.

O primeiro alerta, de nível laranja, indica chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h para 47 cidades de MS. Há ainda o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Entre os municípios em alerta laranja estão Campo Grande, Bela Vista, Corumbá, Maracaju e Três Lagoas.

Já o alerta amarelo, ou seja, perigo potencial indica chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos de 40-60 km/h para 42 municípios do Estado. Além do baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Para evitar incidentes, o órgão recomenda não se abrigar debaixo de árvores, em casos de rajadas de vento, devido aos riscos de descargas elétricas. Também é recomendável não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, e evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Previsão

Na manhã hoje (26), Campo Grande amanheceu com céu parcialmente claro e com 18ºC de temperatura. A máxima não passa hoje dos 28ºC, assim como em Três Lagoas. Outras máximas são de 24ºC em Dourados, 32ºC em Coxim e 34ºC em Corumbá.

A Cedesc (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil) disparou SMS para os números cadastrados no 40199 avisando por meio de alertas o risco de corte de energia elétrica, queda de árvores e estragos em plantações.

Acesse também as redes sociais do O Estado Online no Facebook Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *