Por Rayani Santa Cruz – Jornal O Estado MS
Movimentos de Direita de Mato Grosso do Sul se organizam para dar força às manifestações do Dia da Independência em Brasília, em 7 de setembro. Caravanas saem de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Corumbá rumo à capital federal para participar de diversos eventos em apoio à reeleição de Jair Bolsonaro (PL) e Marcha para Jesus.
Apresentador do podcast Vozes da Direita, o pastor Anderson Lauro Soares de Oliveira, 45 anos, afirma que está à frente de movimentos de direita desde 2018 e que este ano conseguiu dois ônibus para levar apoiadores até Brasília.
Para ele, ir a Brasília é emblemático para o movimento. Ele não é candidato nas eleições e diz que apoia o PRTB, que tem como candidato ao Governo do Estado, Capitão Contar. O pastor Anderson destaca que faz parte de movimentos como o “QG Rural, Artigo Um, Guardiões da Nação, Grupo Abrapa”, entre outros.
E que este ano, assim como no ano passado, os apoiadores vão participar da Marcha para Jesus e haverá reuniões com grupos da direita de nível nacional. “Lá teremos uma reunião para definir quais serão os passos da direita nos próximos dias. Vamos conversar sobre o apoio ao presidente Jair Bolsonaro, eleições.”
O pastor informou ainda que há apoio sindicato Rural de Campo Grande aos organizadores. Ele acredita que seis ônibus entre os grupos de direita saiam de Campo Grande. A diferença é que este ano somente o ônibus será gratuito e a alimentação ficará por conta das pessoas.
“Vão muitos carros independentes já que dessa vez o patrocínio foi bem menor. No entanto, o engajamento é muito grande. Temos pessoas que ficam em Campo Grande para organizar os movimentos e nas cidades de Corumbá, Três Lagoas e Dourados.”
Ele diz que tem muita gente na lista de espera por uma vaga que surja na última hora. “Chega dar uma tristeza porque não dá para levar todo mundo. Eu estive conversando com vários, e a adesão é muito grande. Se tivéssemos mais ônibus a gente levaria todos com certeza.”
Anderson indica que este ano, não foi tão patrocinado como da outra vez. E por isso, várias pessoas vão de carro mesmo. Itinerário Os grupos vão se concentrar no Sindicato Rural de Campo Grande, às 9h, na terça-feira, 6 de setembro, haverá um café da manhã para eles.
Os ônibus saem às 10h do Sindicato rumo a Brasília. Às 19h, o grupo para jantar e às 19h40 volta para a estrada. A previsão de chegada em Brasília é às 4h da manhã de 7 de setembro.
Os apoiadores ficam em Brasília até às 21h e depois retornam para Campo Grande. Os organizadores informam que as bandeiras são Deus, Pátria, Família e Liberdade.