O Fumacê, serviço de borrifação de ultra baixo volume (UBV), vai passar em três bairros em Campo Grande, são eles Piratininga, Alves Pereira e Tiradentes. A ação busca reforçar o combate ao Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
Haverá um equipe da CCEV ( Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais) da Sesau ( Secretaria Municipal de Saúde) em cada bairro, sendo que elas seguirão um itinerário previamente estabelecido.
Para uma maior eficácia do inseticida, é necessário que o morador abra portas e janelas, assim o veneno consegue atingir os locais onde há maior probabilidade de estarem os mosquitos.
As atividades com o Fumacê começam pela madrugada, às 4h, seguindo até 8h e retornando das 16h às 22h. Entretanto, a programação pode ser adiada ou até mesmo cancelada em caso de chuvas, ventos ou neblina, uma vez que tais atividades meteorológicas prejudicam a aplicação do veneno.
O inseticida atinge os mosquitos adultos, preferencialmente as fêmeas, que são as transmissoras das doenças. Ainda assim é possível que outras espécies sejam atingidas e, por isso, é necessária uma aplicação criteriosa do veneno, em locais que ofereçam uma maior probabilidade de combate aos mosquitos.
Com informações da prefeitura de Campo Grande.
Confira as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram.