Mato Grosso do Sul está entre os principais estados que mais geram empregos no Brasil. Os dados foram divulgados na manhã de hoje (14), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), que indicam crescimento de 2,6% em comparação ao mês de abril de 2011.
Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), o estado de Mato Grosso do Sul é o único do Centro-Oeste que está nas cabeças do ranking, onde se encontra na 4º colocação na geração de serviços. Os outros Estados brasileiros é o Rio de Janeiro, que apresentou crescimento de 4,8%, seguido por Minas Gerais (4,6%), Bahia (6,8%) e Paraná (7,4%)
Segundo os dados, esse é o segundo avanço em sequência após a queda na geração de empregos registrada em fevereiro de 2022 (-1,3%). Em relação a abril do ano passado, o volume de serviço avançou em 7,2%. O acumulado nos últimos 12 meses chegou a 10,6% e no primeiro quadrimestre acumulou alta de 7,9%.
Ainda de acordo com o IBGE, essa alta teve grande relevância nas atividades turísticas que cresceram 2,5% em abril, acumulando crescimento de 51,3% no ano. Porém, o segmento de turismo ainda se encontra 3,4% abaixo do patamar registrado em fevereiro.
Já o volume de transportes de cargas apontou um ligeiro decréscimo de 0,1% em abril deste ano, após alta de 11,1% acumulado entre outubro e março deste ano. Mesmo assim, o segmento continua operando muito próximo de -0,1% do ponto mais alto da série, alcançado em março de 2022. Em relação ao nível pré-pandêmico, o transporte de cargas está 23,1% acima da comparação de fevereiro de 2020.
Acesse as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram.