Mães e pais de alunos da EMEI Escola Municipal de Educação Infantil (Michele Regina Locatelli), denunciam o local, por supostamente estar utilizando ‘água suja’ para preparo da merenda escolar. O caso veio a toma, após uma pessoa encaminhar um vídeo ao OEMS mostrando bacias com colheres sendo lavadas com água turva. O EMEI fica no Bairro Aero Rancho, região sul da Capital.
No vídeo também aparece uma das funcionárias do Emei usando uma mangueira externa para colocar água em uma panela de pressão. Após receber a reclamação a equipe de reportagem do Portal O Estado Online, foi até o local e conversou com alguns pais que estavam buscando os filhos na tarde de hoje (10).
“tem crianças chegando em casa com infecção intestinal”, afirma Eila Mello, 35 anos, ao ser questionada sobre a situação. A mãe diz ainda que ficou sabendo da situação, por meio de vídeo de aplicativo de conversas.
Já a auxiliar de serviços gerais, Diana de Oliveira Guerreiro, 27 anos, explica que sua filha de 4 anos, chegou a passar mal durante a semana. “Minha menina teve diarreia e precisei levar ao posto de saúde. Eola passou por avaliação e foi diagnosticado infecção intestinal. Ela fica no período vespertino. Como cidadã me sinto impotente por não saber da situação”, relatou a mãe.
Em nota a Semed (Secretaria Municipal de Educação), informou que soube da situação e que, inclusive, já foi resolvida.
Confira a nota na íntegra
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) esclarece que devido a um vazamento na válvula de descarga em um dos banheiros, houve desabastecimento da caixa d’água na manhã de quarta-feira (8) na EMEI Michele Regina Locatelli, no Bairro Aero Rancho. O problema foi rapidamente resolvido e o abastecimento foi normalizado.
Em nenhum momento a unidade escolar usou água suja para cozinhar ou para consumo das crianças. As imagens divulgadas mostram uma bacia com colheres, e tal método serve apenas para armazenar a louça suja já que a água facilita os restos de comida se desprender dos utensílios antes de serem lavados pois, a cada refeição são servidas 180 crianças.
Sobre a preparação de produtos de limpeza na cozinha da unidade, a denúncia não procede. As unidades escolares da Reme usam produtos de limpeza registrados e industrializados. Na manhã desta sexta-feira (10), técnicos da Superintendência de Alimentação Escolar (Suale), da Superintendência de Gestão Administrativa (Sugefic) e da Superintendência de Gestão e Normas (Sugenor) estiveram na unidade e as irregularidades denunciadas não foram confirmadas.
A EMEI funciona de forma correta e com todas as medidas de higiene, limpeza e preparo dos alimentos realizados de forma adequada.