As campanhas de imunização contra COVID-19 e gripe seguem abertas em todas as regiões de Campo Grande nesta sexta-feira (13). As vacinas contra o Coronavírus estão disponíveis de 1° a 4° dose a todos que precisam completar o esquema vacinal, já a da gripe segue aberta para oito grupos prioritários.
COVID-19
A primeira e segunda dose está disponível a pessoas com 12 anos ou mais e crianças de 5 a 11 anos que estejam acompanhadas dos pais ou responsáveis. Na ausência dos pais ou responsável legal, o acompanhante maior de idade deve levar o termo de assentimento assinado junto a um documento oficial com foto e carteira SUS da criança.
Simultaneamente ocorre a aplicação da segunda dose das vacinas Astrazeneca, Pfizer e CoronaVac.
Aplicação da dose reforço segue a pessoas com 18 anos ou mais que tomaram a 2° dose (Pfizer, Astrazeneca e CoronaVac) ou a 1° dose da Janssen. Além disso recebem a dose reforço pessoas a partir de 18 anos que possuem alto grau de imunossupressão, pessoas entre 12 e 17 anos com imunocomprometimento e que receberam a segunda dose há no mínimo 28 dias.
O calendário prevê ainda a aplicação da 4° dose a quem tem acima de 50 anos, pessoas com 18 anos ou mais que possuem alto grau de imunossupressão e profissionais de saúde a partir de 18 anos que receberam a 3° dose até há quatro meses.
Influenza
Oito grupos prioritários estão aptos a receber a vacina contra gripe na Capital, os imunizantes estão disponíveis em todos os postos de saúde, das 7h30 às 16h45.
Podem se vacinar idosos, crianças entre seis meses de idade e menores que cinco anos, gestantes, trabalhadores da saúde e puérperas, ou seja, mulheres que deram à luz há até 45 dias.
Desde a ultima quarta-feira (11), o público alvo foi ampliado para incluir trabalhadores da educação, profissionais das forças armadas, forças de segurança e salvamento.
Vale ressaltar que para receber a dose da vacina é necessário comprovação da atividade, assim como os trabalhadores da área saúde fazem. Para os trabalhadores da educação, deve ser apresentado documento que comprove vinculação ativa com instituição de ensino, ou o holerite.
Já os profissionais das forças armadas, ou de segurança e salvamento, devem apresentar documento que comprove que a pessoa está em atividade. Todos os públicos que estão contemplados para vacinação devem procurar qualquer uma das 72 unidades de saúde em Campo Grande, para receber a dose da vacina.
Confira os locais de vacinação contra COVID:
Seleta – 07h30 às 17h
Unidades de Saúde – 07h30 às 16h45
Prosa
USF Noroeste
USF Nova Bahia
USF Mata do Jacinto
Anhanduizinho
USF Jockey Club
USF Anhanduí
UBS Dona Neta
C.F Iracy Coelho
USF Parque do Sol
UBS Aero Rancho
USF Botafogo
USF Los Angeles
USF Paulo Coelho Machado
Bandeira
USF Universitário
USF Itamaracá
UFS MAPE
USF Carlota
USF Moreninha
Imbirussu
USF Albino Coimbra
USF Serradinho
USF Silvia Regina
USF Indubrasil
USF Zé Pereira
USF Lar do Trabalhador
UBS Popular
USF Aero Itália
USF Sirio Libanês
USF Ana Maria do Couto
Segredo
USF São Francisco
USF Vila Nasser
USF Paradiso
USF Azaléia
USF Estrela do Sul
USF José Tavares
USF Vila Cox
C.F Nova Lima
UBS Coronel Antonino
Lagoa
USF Cophavilla
USF Batistão
USF São Conrado
USF Antártica
C.F. Portal Caiobá
USF Tarumã
USF Oliveira
USF Caiçara
Com informações da Sesau.
Acesse também as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram.