Dentro das celebrações católicas da Semana Santa de 2022, católicos terão uma extensa programação de celebrações nas paróquias de Campo Grande, na Sexta-Feira Santa (da paixão e morte de Jesus), no Sábado de Aleluia e no Domingo de Páscoa, da ressurreição de Jesus Cristo.
“Na Sexta-Feira Santa recordamos o dia em que Jesus carrega a sua cruz até o Monte Calvário e entrega a sua vida por amor a cada um de nós. Às três horas da tarde, celebramos a Santa Cruz. [..;] A cruz era um grande instrumento de morte na época de Jesus, imposto pelo Império Romano, mas o Salvador do Universo, morrendo sobre aquele madeiro, fez da cruz um sinal da nossa redenção, da nossa salvação e [a cruz] se tornou o simbolo supremo do cristianismo”, destaca o padre Ricardo Carlos, inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso.
“No sábado à noite, nós recordamos a Vigília Pascal, a noite de todas as noites”, destaca o religioso. “E no domingo, o dia da ressurreição: a palavra ‘ressurreição’ significa nascer novamente, nascer para a vida nova. Celebramos a Páscoa, a Páscoa cristã. Antigamente, havia apenas a Páscoa do povo hebreu, que recordava a passagem da escravidão para a liberdade. […] Agora, Jesus ressuscitando, institui a Páscoa cristã, que significa a passagem da morte para a vida. Todos nós somos convidados a participar dessas celebrações e consequentemente, reviver, a cada ano, o mistério pascal, em nossos corações, em nossos lares, em nossas famílias”, conclui.