WhatsApp: confirmação em duas etapas

WhatsApp

Rafaela Alves

Desde 2017 o aplicativo de conversa, WhatsApp, acrescentou a ferramenta de “confirmação em duas etapas”, um processo que aumenta a segurança do aplicativo, no entanto, muitos usuários desconhecem essa opção que pode impedir diversos tipos de crime, como a invasão do WhatsApp durante uma clonagem de um chips.

A ativação é muito simples e pode ser feita em qualquer smartphone, seja ele, Android, Iphone ou Windows Phone. Nesse processo o usuário insere um PIN, senha com seis dígitos que será regularmente solicitada pelo WhatsApp, como por exemplo, antes de conceder acesso ao perfil e histórico de conversas.
“Se você entrou em uma rede que ele não conhece, como por exemplo, a rede de um aeroporto, que é aberta e eu vou acessar o WhatsApp, ele pede o PIN, se eu cadastrar o aplicativo em outro aparelho, ele também vai solicitar, então com isso o usuário evita diversos tipos de crime, inclusive, em um roubo ou furto do aparelho, a pessoa também não conseguirá ter acesso, porque o aplicativo vai pedir o PIN”, assegura o especialista em segurança das informações, Michel Neves.

Em Mato Grosso do Sul, o golpe pelo WhatsApp está sendo bastante aplicado, a própria Polícia Civil alertou a população em colocar a verificação em duas etapas no aplicativo, mas, ainda conforme o especialista, o PIN não pode ser nada muito óbvio.

“A recomendação é que a pessoa coloque um PIN aleatório, nada muito obvio, porque uma das coisas que os hacker costumam fazer quando encontram um alvo e fazer um ataque de dicionário, como funciona esse dicionário, ele entra no facebook ou qualquer outra rede social e levanta dados da pessoa, como por exemplo a data de aniversário, então se essa é a senha, ele conseguirá ter acesso ao aplicativo”, explica.

 

Confira também a nossa versão digital do jornal impresso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *