Exposição traz a beleza da mulher negra para a Capital

Até o dia 30, os campo-grandenses poderão apreciar a exposição “ Liberto a Alma – Valorização da Mulher Negra”, no Shopping Bosque dos Ipês, próximo a Lojas Renner. O trabalho foi realizado pelo professor de arte Diego Torraca na Escola Municipal Professora Brígida Ferraz Foss com alunas e funcionárias negras da escola. A mostra conta com 51 fotografias feitas no ambiente escolar referenciando a artista Frida Kahlo, a fim de valorizar e elevar a autoestima dessas mulheres, protagonizando-as e proporcionando, por meio da fotografia, um (re)conhecimento da própria imagem, ainda que de maneira lúdica.

A ideia surgiu da necessidade de elevar a autoestima das alunas e funcionárias negras da escola que não são reconhecidas como “padrão de beleza” e também não estão representadas nas imagens do cotidiano, como as capas de revista, novelas e no cinema. A estética que norteou o ensaio foi inspirada no universo da artista plástica mexicana Frida Kahlo. A escolha por Frida se deu por ser um símbolo de empoderamento, por ser uma mulher que buscava sua felicidade e se colocava em grau de igualdade perante os homens.

A fotografia foi o meio artístico escolhido pois geralmente vemos a representação da mulher negra de forma estereotipada, africanizada, com turbantes e grafismos étnicos. Sabemos que as mulheres reais estão a nossa volta, de diversas formas, estão inclusive nas salas de aula e também em outras funções na instituição. O título do projeto veio do poema da designer Maria Fernanda Paes de Barros que possui uma pesquisa voltada para questão da identidade histórica brasileira e o negro está inserido na história, não como protagonista, mas como símbolo de resistência. E no momento político e social atual vemos que as coisas não mudaram muito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *