Pompoarismo: aprenda a fazer a técnica que reduz a cólica e aumenta a libido das mulheres

Foto: Reprodução/Internet
Foto: Reprodução/Internet

Incontinência urinária, cólicas menstruais e mau funcionamento do intestino são alguns problemas que incomodam muita gente. A ginástica íntima, conhecida como “pompoarismo”, ajuda a combatê-los. Milenares, os movimentos que consistem no fortalecimento da musculatura da vagina e do assoalho pélvico podem proporcionar diversos benefícios para a saúde e até a qualidade de vida.

De acordo com a fisioterapeuta e coordenadora do Curso de Fisioterapia da Uniderp, Claudionora Neves de Souza, ao contrário do que muitos pensam, esses exercícios podem ser praticados por homens, mulheres, jovens, idosos e durante o período gestacional.
“Pompoarismo são os exercícios da musculatura íntima, é a ginástica íntima ou exercícios de Kegel. Da mesma forma que precisamos treinar outros músculos do nosso corpo, devemos fortalecer também o assoalho pélvico”, explica a especialista.

Contraindicação para a prática

A docente revela que os exercícios de pompoarismo podem promover o aumento de contrações no útero, que pode ser um risco no início da gestação. Causa desconforto e complicações para pacientes com endometriose, em razão do aumento do fluxo sanguíneo e, em casos de alguma irregularidade na saúde da região pélvica, é preciso tratar antes.

“Mulheres em período menstrual devem evitar o uso de acessórios na prática do pompoarismo para minimizar o risco de infecções”, aconselha.

O acompanhamento profissional é essencial mesmo para as mulheres que não se enquadrem nas contraindicações citadas, pois os exercícios têm intensidade, frequência e repetição determinados para cada caso.

“A prática exagerada pode inclusive trazer prejuízos para a saúde, como dor no sexo, constipação ou problemas urinários”, afirma.

 

Pompoarismo para a saúde da mulher

Evita cólica menstrual;
Facilita o processo do parto;
Melhora o funcionamento do intestino;
Alivia alguns sintomas da TPM;
Trata quadros de incontinência urinária.

Pompoarismo para a sexualidade feminina

Melhora a libido;
Melhora a lubrificação;
Melhora orgasmos;
Forte contribuição para a construção da autonomia;
Autoconfiança;
Autoconhecimento;
Liberdade sexual da mulher.

 

(Texto: Bruna Marques)

 

Veja as noticias no Jornal Impresso  

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.