Turismo mundial deve fechar 2021 com rombo de US$ 2 trilhões

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O turismo mundial deve ter um rombo de US$ 2 trilhões neste ano, segundo um levantamento da OMT (Organização Mundial de Turismo). Os desembarques na Ásia e no Pacífico ficaram 95% abaixo dos números de 2019, já que muitos países continuaram com as fronteiras fechadas para viagens não essenciais. No Oriente Médio, a queda foi de 81% e na África, de 74%.

Entre julho e setembro deste ano, os países que tiveram a recuperação mais forte do turismo foram Croácia, México e Turquia, além do Caribe. Já o sul da Europa, o Mediterrâneo, o Caribe, a América do Norte e a América Central foram as regiões que receberam mais turistas em 2021, segundo o levantamento da OMT publicado pela CNN.

Além dos impactos que a população vem sofrendo com a pandemia de Covid-19 desde o início de 2020, a pesquisa destaca que as principais dificuldades para a retomada do setor são a desigualdade das taxas de vacinação entre os países e o surgimento de novas variantes, como a Ômicron, identificada na África do Sul nesse mês de novembro.

O levantamento da OMT aponta um cenário de recuperação lenta. O número de desembarques de turistas, por exemplo, ainda é 75% mais baixo do que no período pré-pandemia, em 2019. No entanto, o secretário-geral da Organização Mundial de Turismo, Zarub Pololikashvili, vê uma melhora no terceiro trimestre de 2021, com números mais “encorajadores”.

Com informações CNN

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.