Ministério inaugura obras de ampliação do Aeroporto Regional de Bonito

Foto: Divulgação/Seinfra
Foto: Divulgação/Seinfra

Segundo informações do site da prefeitura de Bonito foram inauguradas nesta segunda-feira (6) as obras de reforma e ampliação da Seção Contraincêndio (SCI) e de implantação do PAPI – conjunto de luzes que auxilia o piloto e baliza a pista permitindo as operações de pouso noturno – no Aeroporto Regional de Bonito. As obras foram concluídas em parceria entre o Governo do Estado e a União através do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC), sendo investido em Bonito R$ 5,5 milhões. O secretário executivo do Minfra (Ministério da Infraestrutura), Marcelo Sampaio participou da inauguração, acompanhado pelo prefeito Josmail Rodrigues.

“Só quero agradecer ao Governo Federal, ao Estado, que tem olhado para Bonito com tanto carinho. A nossa cidade é hoje um dos melhores destinos de ecoturismo do Brasil e só temos a ganhar com esses investimentos, principalmente na area da infraestrutura. Nosso aeroporto hoje está preparado para receber voos diários, recentemente ganhamos mais uma rota, com a chegada da Gol e agora o secretário ainda nos traz a notícia de que poderemos ter mais uma empresa”, disse o prefeito.

O secretário executivo do Meinfra ainda reforçou novos investimentos na região. “Nós vamos combinar R$ 500 mil investidos nessa região aqui em Mato Grosso do Sul, tanto na BR-419 como com a construção da ponte em Porto Murtinho, o presidente virá assinar a ordem de serviço, uma construção importante para o Estado”, reforçou.

A instalação de novos equipamentos, como o sistema PAPI (Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão), e as reformas nas áreas internas e externas do aeroporto para atender as normas da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), ocorreram paralelamente às gestões do Estado para atrair novos voos. Uma das ações para o fortalecimento e promoção do turismo regional foi o Programa Decola MS, com a redução da alíquota de ICMS do querosene.

O PAPI é um sistema de auxílio visual à navegação aérea, que tem por objetivo informar os pilotos sobre a altitude ideal da aeronave na fase de aproximação para pouso. O equipamento é constituído por quatro aparelhos de iluminação, que são instalados na cabeceira da pista de pouso e decolagem. Já implantado, a tecnologia de ponta é o primeiro passo para homologar voos por instrumento no aeródromo, melhorando a logística de transporte com segurança.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.