Sorteio dos grupos da Copa do Qatar acontece hoje

Foto: Reprodução de Redes Sociais/Twitter
Foto: Reprodução de Redes Sociais/Twitter

Na tarde de hoje (1), às 13h do horário de Brasília, ocorrerá o sorteio que irá definir os grupos para a Copa do Mundo de 2022. As seleções, estão divididas em quatro grupos, de acordo com sua posição no ranking da Fifa (Federação Internacional de Futebol).

Após cinco anos, o Brasil volta a estar na ponta do ranking passando a Bélgica, que liderou pelos últimos três anos. No pote 1 (os cabeças de chave), além da seleção brasileira e belga, contém também Catar, França, Argentina, Inglaterra, Espanha e Portugal. Holanda, Dinamarca, Alemanha, México, Suíça, EUA, Croácia e Uruguai estão no pote 2. Já no pote 3 estão Senegal, Japão, Irã, Polônia, Sérvia, Tunísia, Coreia do Sul e Marrocos. E por fim no pote 4, Canadá, Gana, Equador, Arábia Saudita, Camarões, Gana e mais três classificados na repescagem (dois do playoff intercontinental e um do playoff europeu).

Essas três últimas seleções serão definidas em junho no Qatar. Peru e Nova Zelândia já estão garantidos, enquanto o País de Gales aguarda o vencedor de Escócia X Ucrânia. Os jogos de decisão serão: Costa Rica X Nova Zelândia, País de Gales X Escócia/Ucrânia, e Peru X Austrália/Emirados Árabes.

Restrições

Para o sorteio, existem algumas restrições como, com exceção da Europa, países de mesmo continente não podem cair no mesmo grupo, e são no máximo dois europeus por grupo (cinco grupos com cinco europeus, e três com um). Os países que vierem da repescagem, também sofrem com a regra, como por exemplo o vencedor de Peru e Austrália/Emirados Árabes, não podem entrar no grupo do Brasil ou de seleções asiáticas.

O sorteio será feito pela atleta norte-americana Carli Lloyd, pelo inglês Jermaine Jenas e pela jornalista Samantha Johnson. O ex-jogador brasileiro Cafu, irá auxiliar o sorteio, junto com diversos outros ex-jogadores e treinadores. O evento será transmitido pelo YouTube da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), e redes sociais da Fifa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *