A Solurb assumiu em 2012 a concessão de serviço de limpeza urbana e ao completar 10 anos faz um balanço altamente positivo de sua atuação na Capital. Em 2012 a produção mensal era de 20.500 toneladas. Em 2022 esse número atingiu 23.000 toneladas. Um crescimento de mais de 10 % em uma década.
A coleta convencional é o serviço mais reconhecido por todos, que exige maior estrutura e equipe para cobrir a cidade toda. E que sempre precisa acompanhar também o crescimento do volume de lixo que a população produz.
“A cidade está chegando a 1 milhão de habitantes. Uma considerável evolução, e nessa última década os serviços precisaram evoluir rapidamente, acompanhando esse ritmo. Nos orgulhamos de entregar aos campo-grandenses uma cidade melhor a cada dia”, afirma o Superintendente Lucas Dolzan.
“E é justamente nesse serviço, com maior nível de exigência que temos o reconhecimento da satisfação dos cidadãos. São 96% de aprovação desde 2021. Esse índice é medido anualmente, através de pesquisa independente que monitora a qualidade dos nossos serviços”, ressalta o Superintendente Elcio Terra.
MAIS SERVIÇOS, MAIOR ALCANCE
Mas os serviços da Solurb, prestados por demanda ao município vão além: tem a capina e roçada de praças, limpeza de bocas de lobo, pintura de meio fio e limpeza de feiras livres.
E um dos serviços implantados neste período e que mudou o perfil da cidade foi a Coleta Seletiva, e tornou Campo Grande uma das capitais com o maior índice de participação da população.
São mais de 200 LEV’s (Locais de Entrega Voluntária) e 5 Ecopontos para descarte de materiais recicláveis e inservíveis, que junto da coleta domiciliar porta e porta dão cobertura de 100% da cidade com a coleta seletiva.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL RECICLANDO ATITUDES
A adoção e participação da Coleta Seletiva na vida das pessoas não é uma tarefa natural. Nessa década foi preciso muito trabalho da equipe de Educação Ambiental da Solurb, coordenada por Mara Calvis, pedagoga especializada no assunto.
Inúmeras ações foram desenvolvidas junto à escolas e população, criando a cultura da reciclagem e separação de resíduos.
Os números de alcance deste trabalho impressionam: já foram mais de 185.000 pessoas envolvidas e nos trabalhos porta a porta foram mais de 280.000 munícipes “Temos um apoio de peso neste Programa de Educação Ambiental, que é o Solurbinho, nosso mascote. O personagem é envolvente e está sempre presente em todas as ações.
Ele representa nossos coletores e colaboradores, que são o orgulho e carregam a imagem da empresa junto ao público”, pontua o superintendente Elcio Terra.
NÚMEROS QUE IMPRESSIONAM
E não é apenas o volume de lixo produzido pela cidade que impressiona em números. “Infelizmente, temos números que não são bons e que a cidade precisa melhorar. Temos em média cinco acidentes de trabalho ao mês, por conta de vidros, agulhas e itens perfurocortantes mal embalados, e que ferem nossos coletores. E alguns casos de mordida de cães. A população ainda precisa cuidar mais de quem cuida da cidade. Nossa meta é diminuir esses números e o trabalho é incansável”, lamenta o Superintendente Lucas Dolzan.
Mas a Solurb tem também outros dados surpreendentes:
Um coletor, por exemplo, que acompanha os caminhões corre a cada 3 dias o equivalente a uma São Silvestre. A frota de caminhões, que é renovada periodicamente e hoje conta com 82 veículos, percorre em mais de 300 mil km por mês.
Dos 1.000 colaboradores atuais da empresa, mais de 200 estão na Solurb desde o início da empresa, construindo a história de amor pela cidade, cuidando bem dela, todos os dias, nos últimos 10 anos.
E, em todo colaborador é possível perceber completo alinhamento com a missão de fazer tudo por Campo Grande, tornando a Solurb um orgulho de todos os campo-grandenses. Acesse também: Três suspeitos de roubo são mortos em troca de tiros com a polícia
Com informações da assessoria