Com quase 10 milhões de números de telefones cadastrados, a plataforma “Não Me Perturbe” permite que brasileiros bloqueiem automaticamente chamadas de telemarketing, telecom e de oferta de crédito consignado. Após a implementação, foi verificada uma redução de 20% nas reclamações de usuários desses serviços.
Segundo a Conexis Brasil Digital, que reúne empresas de telecomunicações e de conectividade, a maior parte dos números bloqueados é São Paulo, com 4,59 milhões de usuários, estado com a maior base de clientes do país – 71,8 mi. Em segundo lugar no ranking, está Minas Gerai (856 mil), seguido do Paraná (844 mil) e Rio de Janeiro (587 mil).
O app é uma mão na roda, mas não bloqueia ligações de planos de saúde ou de redes varejistas, por exemplo. Em operação desde julho de 2019, o “Não Me Perturbe” faz parte das medidas de autorregulação do setor para melhorar a relação com os consumidores. Só em 2021, foram cadastrados mais de 2 milhões de números.
Quem quiser bloquear seus números de celular e fixo deve fazer o cadastro diretamente no site ou por meio dos Procons (Sistemas Estadual e Municipal de Defesa do Consumidor) em todo o país. O bloqueio ocorre em até 30 dias após a inscrição.
(Fonte: Agência Brasil)