Primeira instância da Justiça Militar da União comemora 100 anos

livro

Em comemoração aos 100 anos da primeira criação da instância da JMU (Justiça Militar da União, foram planejadas solenidades em diversas auditorias espalhadas por toda a federação. Para destacar o marco histórico, as cerimônias que estavam previstas inicialmente para 2020, estão sendo realizadas neste ano, com acesso restrito e seguindo os protocolos de segurança.

Até o momento, a primeira instância possui 38 juízes federais da Justiça Militar, e mais um como juiz auxiliar da Corregedoria da JMU. São 19 auditorias militares distribuídas nas 12 circunscrições judiciárias militares (CJM). Dentre as cidades que receberão as comemorações estão, Campo Grande, São Paulo, Porto Alegre, Bagé, Santa Maria, Juiz de Fora, Curitiba, Salvador, Recife, Belém, Fortaleza, Brasília e Manaus.

Durante as solenidades, os magistrados homenageiam, com a medalha comemorativa do Primeiro Centenário. As comemorações do primeiro centenário foram abertas em 2020 com o lançamento de um vídeo, a peça descreve desde acontecimentos mais recentes, como o julgamento dos controladores de voo envolvidos no apagão aéreo de 2007, até o trabalho desenvolvido pelas Auditorias durante a Segunda Guerra Mundial.

Para completar a cerimônia, o livro “Cem anos de história: Auditorias da Justiça Militar da União”, faz um registro documental dos principais marcos históricos e legais do processo de estruturação da primeira instância da JMU.

Ainda no primeiro semestre, foi lançada a exposição virtual “Um século das Circunscrições Judiciárias Militares”, que oferece um panorama da história da Justiça Militar da União, desde a sua criação até os dias atuais.

Com informações da assesoria.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *