Prefeitura cria portal para monitorar resíduos

resíduos
Foto: divulgação

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur) lançou o Portal Grande Gerador para avançar no monitoramento dos resíduos produzidos em Campo Grande. O portal será responsável pelo monitoramento online da coleta, transporte, tratamento, destinação e disposição final dos resíduos sólidos e rejeitos, visando garantir a responsabilidade dos grandes geradores.

Pessoas físicas ou jurídicas que possuem estabelecimentos públicos, institucionais, de prestação de serviços, comerciais e industriais, terminais rodoviários e aeroportuários, entre outros, e que geram mais de 200 litros ou 50 quilos de resíduos sólidos por dia, são considerados grandes geradores.

O treinamento será necessário pois a apresentação da documentação passará a ser realizada de maneira digital, onde o Grande Gerador realizará o cadastramento no sistema de forma online, devendo apresentar seu Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), bem como, informar qual empresa prestadora de serviço é a responsável pela coleta e tratamento dos seus resíduos além de dos dados diários atualizados da sua coleta atendendo ao Decreto nº 13.653/2018, que regulamentou a obrigatoriedade quanto ao cadastramento dos Grandes Geradores de resíduos sólidos e Decreto n. 13.720/2019.

Capacitações

Com a implantação do Portal Grande Gerador, a Semadur preparou uma série de capacitações aos responsáveis técnicos dos estabelecimentos classificados como grandes geradores de resíduos, bem como, aos prestadores de serviço (transportadores e destinos finais).

Na quinta-feira (23), das 9h ao meio-dia, a capacitação é para os prestadores de serviço e das 14h às 17h é dedicada aos grandes geradores de resíduos. No último dia, sexta-feira (24), das 9h ao meio-dia, acontece o plantão tira dúvidas.

Inscrições

As inscrições deverão ser realizadas clicando aqui e as vagas são limitadas. O CEA Polonês, está localizado na Rua Corveta, 141, no Carandá Bosque, e a Semadur convida os inscritos a doarem 1kg de alimento não-perecível no dia da capacitação.

 

Acesse as redes sociais do O Estado Online no Facebook Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *