Mesmo com previsão de tempestade, Cemtec e Defesa Civil negam envio de tabela de alerta via WhatsApp

Defesa Civil
Berlim Caldeirão

Com alerta de tempestade prevista para o fim de semana, a população está recebendo em grupos de Whatsapp e outras redes sociais uma tabela de alerta com previsões feitas para madrugada de sábado (23) até a noite de domingo (24). A mensagem deixou muita gente assustada, e o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) e a Defesa Civil negam o envio das informações, mas confirmam a previsão de tempo severo.

Em nota, o Cemtec informou: “Não confirmamos a veracidade dos fatos. No entanto, o CEMTEC alerta para a probabilidade de tempo severo para o final de semana no Estado do Mato Grosso do Sul. A partir da noite de hoje e se estendendo durante todo o final de semana há probabilidade de chuvas de intensidade de moderada a forte com tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento (50-100Km/h) e eventual queda de granizo devido ao deslocamento de um sistema de baixa pressão oriundo do Paraguai (baixa do Chaco), aliado ao avanço um sistema frontal e a passagem de cavados (áreas alongadas de baixa pressão) em superfície e médios níveis e ao transporte de umidade e calor. Destaque entre sábado (23) e domingo (24), com probabilidade para tempo severo, com acumulados de chuvas mais significativos e tempestades no estado”.

De acordo com o tenente-coronel Bombeiro Militar, Fernando Carminati, mesmo que a tabela seja um alerta “fake”, o Corpo de Bombeiros faz orientações de prevenção. “Se houver esse temporal, pedimos que as pessoas evitem circulação nas ruas durante esse tempo e não se abrigue em baixo de árvores ou locais que tenham possibilidade de desabar”, alertou. Ainda segundo ele, os bombeiros realizam recuperação do último vendaval onde teve mais de 240 quedas de árvores. “Bombeiros ainda atuam no reestabelecimento das vias na Capital. A população pode ligar no telefone no 193, pois o Ciops possui um sistema de gerenciamento aonde todas as equipes de vários órgãos fazem contato e são orientados a se deslocarem”, comentou Carminati.

O Coordenador Estadual da Defesa Civil, TC QOBM Fabio Santos Coelho Catarineli também destacou que o falso alerta não tem validação de nenhuma fonte oficial, mas que as previsões alertam para ventos de 50 a 100 km/h e todos devem se prevenir.

“Vai ter tempo severo, mas não existe alerta através das redes sociais, há previsão de tempo de chuva, mas não tem como afirmar as informações da tabela. A tempestade chega de sexta para sábado com bastante chuva e é preciso tomar ações preventivas, fique em casa, evite sair, pode haver ventos de 50 a 100 km/h, alguns locais a chuva vai ser mais intensa. Se cadastrem para receber alertas oficiais da Defesa Civil e caso tenha necessidade podem entrar em contato pelo telefone 199”. Com informações da repórter Rosana Lemes.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *