A onda de calor anunciada na semana passada em Mato Grosso do Sul, proveniente do Sul do país, não escapou de ganhar uma “molhada” no dia de hoje (18): em Campo Grande, tempo fechado, ventania, além de muitos raios e trovões, compõe a previsão “assustadora” de tempestade que já chegou na Capital – e inclusive fez “bonito” em alguns bairros da cidade.
Na região norte, o alerta do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) foi comprovado: chuva passageira, de até 50 milímetros, com ventos intensos (40-60 km/h). Ainda, para o interior, queda de granizo também poderá ser verificado. Com o clima muito quente e seco, é provável que MS registre o anúncio até o dia de amanhã (19).
O “perigo potencial” analisado pelo órgão percorre uma faixa de centro a nordeste do Estado. Na região assinalada pelo mapa acima, há risco baixo de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de possíveis alagamentos.
As orientações da Defesa Civil, no caso, é de que a população não se abrigue debaixo de árvores, principalmente pela grande quantidade de descargas elétricas sendo observadas. Ainda, de que não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. É de bom senso evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
O órgão pode ser acionado pelo telefone 199. Em caso de socorro, o Corpo de Bombeiros poderá atender a solicitação pelo telefone 193.