Em artigo publicado hoje (10) no jornal Folha de S. Paulo, a diretora executiva do Instituto Sou da Paz, Carolina Ricardo, destacou a liderança nacional de Mato Grosso do Sul no ranking de esclarecimento de homicídios e o compromisso do Estado com a transparência e gestão da informação.
O levantamento mostra que dos estados brasileiros, Mato Grosso do Sul é o que mais esclarece homicídios, com índice de 89%. O percentual de elucidação de mortes violentas do Estado é mais que o dobro da média nacional, que é de 44% e, se iguala à taxa de resolução dos órgãos de segurança de primeiro mundo.
Carolina ressaltou ainda o compromisso com a transparência e a gestão da informação dos estados que mandaram as informações para o cálculo das quatro edições do relatório “Onde Mora a Impunidade”. São eles: Espírito Santo, Roraima, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
“Ainda há muitos desafios. Mas no que se refere à capacidade de o Estado brasileiro de solucionar melhor seus homicídios, é preciso celebrar os avanços incrementais que contribuem para ampliar o acesso à verdade e à Justiça aos familiares das vítimas de homicídios e para reduzir a impunidade desse crime tão brutal”.
Para o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, o resultado de 89% nos esclarecimentos dos homicídios está diretamente atrelado aos investimentos feitos nas forças de segurança pelo Governo do Estado, especialmente por meio do Programa MS Mais Seguro.