Do dia 11 a 24 de agosto acontece o V Intercâmbio Cultural/IDHMS, que este ano tem como tema “Interseccionalidade de gênero, raça e classe e a interface com os direitos humanos”. participam do evento intercambistas da Universidade de Washington/Tacoma, nos Estados Unidos.
As atividades são desenvolvidas pela Faculdade de Direito (Fadir) da UFMS, pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e pelo Instituto de Direitos Humanos de MS José do Nascimento (IDHMS).
“O objetivo do Interâmbio é a integração das Instituições de Ensino Superior em temas de estudo e pesquisa que interessam as universidades participantes como movimentos sociais populares, cidadania e direitos humanos, mídia digital justiça social e direitos das minorias”, explica o professor José Paulo Gutierrez, da Fadir.
O grupo visitante é composto de nove acadêmicos, de diversas áreas de formação, mais dois professores universitários. Eles participarão de várias aulas na UFMS, de gincanas, apresentarão trabalhos, farão visitas às comunidades indígenas e quilombolas, à Casa da Mulher Brasileira, e se reunirão com os reitores da UFMS e da UCDB.
Entre as aulas a serem ministradas estarão presentes os temas “Proteção Penal das Mulheres no Brasil – Lei Maria da Penha”, “Direito Internacional e o empoderamento da mulher na sociedade contemporânea”, “Questões raciais e as cotas no Brasil”, além da mesa redonda “O refugiado do século XXI”.
As atividades do V Intercâmbio Cultural/IDHMS são abertas. Mais informações com o professor José Paulo no ramal 7245. Acesse também: Policiais discutem no trânsito e um atira contra o outro; vídeo completo
(Rafael Belo com assessoria)