Encceja PPL: período de adesão ao exame começa nesta segunda-feira (24)

Student hand testing doing test exam with pencil drawing selected choices on answer sheet in school final exams at college or university. Taking multiple choice for assessment in examination classroom
Student hand testing doing test exam with pencil drawing selected choices on answer sheet in school final exams at college or university. Taking multiple choice for assessment in examination classroom

Unidades prisionais têm até o dia 4 de junho para manifestar interesse

A partir de hoje, 24, os órgãos de administração prisional e socioeducativa podem manifestar interesse para a aplicação do o Encceja PPL 2020 aos seus detentos. A solicitação deve ser encaminhada por meio do e-mail [email protected] até o dia 4 de junho de 2021.

Na solicitação será preciso indicar um responsável para acesso ao sistema do exame e às suas funcionalidades, além de ser assinada pelo secretário de Estado responsável pela instituição de administração prisional e socioeducativa.

As provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Encceja PPL) 2020 seriam aplicadas no ano passado, mas, por conta da pandemia, foram adiadas para 2021.

O período de inscrição dos candidatos será de 7 a 18 de junho. A aplicação das provas ocorrerá nos dias 13 e 14 de outubro de 2021, para o ensino fundamental e médio, respectivamente. O Encceja é destinado a jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou ensino médio na idade apropriada e desejam obter certificação de escolaridade nesses níveis de ensino. O exame seria aplicado no ano passado, mas por conta da pandemia foi adiado para 2021. O exame avalia competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar dos participantes. O Encceja é realizado pelo Inep, desde 2002. A participação é voluntária, gratuita e tem como principal função a emissão de diplomas na educação básica – ensino fundamental e médio – para aqueles que não puderam concluir no período regular. Com o diploma em mãos, é possível ter mais chances no mercado de trabalho, além de poder tentar vagas em cursos de graduação.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *