Eleições 2022: em todas os cenários, pesquisa prevê Puccinelli como novo governador; veja os números

andre puccinelli
Foto: Cayo Cruz/O Estado Play

Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas Ranking e publicada no dia de hoje (20) prevê a eleição do ano que vem – quando se elegerá o novo governador do Estado de Mato Grosso do Sul – para os dois turnos de votação. E em todos os cenários, é o ex-prefeito de Campo Grande e ex-governador André Puccinelli (MDB) que já vem liderando o pleito.

Na previsão, a deputada federal e ex-vice no governo sul-mato-grossense, Rose Modesto (PSDB), e o prefeito eleito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), estão no páreo ao lado de Puccinelli. Quem vem atrás é o ex-governador Zeca do PT. A “surpresa” fica para o atual titular da Seinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura), Eduardo Riedel (PSDB) que – além de estreante na política regional – assume o terceiro lugar para uma possível eleição em dois turnos.

Inclusive, é provável que a sucessão estadual fique restrita a três candidatos “mais fortes” e o pleito seja decidido em segundo turno, conforme informou a pesquisa. Isso porque Puccinelli, mesmo liderando em vários cenários hipotéticos, não alcançaria a quantidade de votos necessários para vencer “de cara”.

Em números

pesquisa eleicao 2022 pleito candidatos andre puccinelli

Na pesquisa, André Puccinelli lidera intenção de voto espontânea, isto é, “sem turnos”. Foto: Reprodução/Ranking Pesquisa

Na espontânea, Puccinelli tem 14% das citações pelos entrevistados, seguido por Rose Modesto (9,30%) e Marquinhos Trad (8,10%). Já Riedel pontuou 5% e, por último, Zeca do PT com 4,05%. Nomes como Tereza Cristina (DEM), titular do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e até mesmo o juiz federal aposentado Odilon de Oliveira (PSD) marcam percentual, com 3,20% e 2,30%, respectivamente.

A pesquisa também explorou os seguintes cenários: reunindo as nove prováveis candidaturas (estimulada 1); com apenas cinco nomes (estimulada 2); outra sem Marquinhos e Zeca do PT (estimulada 3); a quarta sem Puccinelli e Zeca do PT (estimulada 4); a quinta sem Rose Modesto e Zeca do PT (estimulada 5); a penúltima sem Riedel e Zeca do PT (estimulada 6); e, por fim, sem o atual prefeito e a ex-vice governadora (estimulada 7) – clique em cada link para ver as hipóteses.

Sobre quem os eleitores não votariam de jeito nenhum, o mais citado é Zeca do PT, com 30,35%. André Puccinelli vem em segundo, com 25,70%. Por último, em terceiro lugar, está Marquinhos Trad (13,25%). Votos brancos, nulos, indecisos ou aqueles que não souberam/quiseram responder o questionário somam 7,85%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *