Curso de incêndios florestais é ministrado para moradores

Uma capacitação voltada ao combate de incêndios foi ministrada para moradores atendendo a iniciativa da Campanha Diga Não às Queimadas Urbanas, do Comitê Municipal de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais e Urbanos de Campo Grande, que neste ano tem o tema “Onde tem queimada, não tem saúde”. Desta vez foi a Área de Preservação Ambiental da Bacia do Córrego Ceroula (APA do Ceroula) a região escolhida.

Em agosto, mês oficial de prevenção e combate ao incêndio, as atividades na Capital continuam com as ações do “Agosto Alaranjado”. O Comitê Municipal de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais e Urbanos de Campo Grande relembra que o mês de agosto é considerado o mais crítico, devido à baixa umidade relativa do ar.

No Apa do Ceroula, o curso foi ministrado pela equipe da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedesc/MS) sendo abordados assuntos importantes, como exemplo os componentes que causam incêndios, noções básicas de primeiros socorros e equipamentos para combate ao fogo. Logo após a explanação teórica, houve a simulação de um incêndio florestal, aplicando assim as técnicas de combate apresentadas aos participantes.

A moradora do Assentamento Conquista e conselheira do Conselho Gestor da APA do Ceroula, Wilma Naves, destacou a importância do curso para os moradores da região destacando que as informações serão muito úteis para a comunidade. “Aprendemos na teoria os conceitos do que se trata um incêndio florestal e vimos na prática como combatê-lo. Literalmente, colocamos a mão na massa e apagamos um incêndio. Tenho certeza que todos que participaram aprenderam e irão replicar e aplicar os conceitos”.

Agosto Alaranjado

A Lei Municipal n. 5.864, de 13 de setembro de 2017 institui e inclui no calendário oficial do município o “Agosto Alaranjado”, mês de prevenção e combate aos incêndios, promovendo a discussão junto à comunidade, otimizando a gestão, o monitoramento, a prevenção e o combate ao uso de fogo na vegetação no município.

Este ano estão programadas palestras em 40 escolas da Capital, capacitação para os gestores de Centros de Educação Ambiental, divulgação dos alertas sobre incêndio, inserção das informações para denúncias nas contas de água e luz, cursos de combate a incêndio nas Áreas de Proteção Ambiental (APAs), blitz ambiental para orientação aos moradores, entre outras ações.

O interessado sobre a campanha pode entrar em contato com a Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb) pelo telefone (67) 3314-5164.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *