O desfile das escolas de samba campo-grandense ganhou prorrogação pela Lienca (Liga das Entidades Carnavalescas de Campo Grande). O anúncio de hoje (19) argumenta pelo aumento casos de COVID-19 e do surto de influenza, que ainda deixam um “talvez” de possível cancelamento no ar. O que seria esperado para 27 e 28 de fevereiro e 1º de março deste ano, agora fica para os dias 20 a 22 de abril.
Em publicação divulgada no perfil do Instagram da liga, a nota justifica “a decisão tomada considerando o atual momento epidemiológico da cidade”. Conforme o texto, o adiamento de fevereiro para abril do Carnaval campo-grandense teve assinatura do titular da Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo), Max Freitas, e do diretor-presidente da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), Gustavo de Arruda Castelo, além do presidente da Lienca, Alan Catharinelli.
“Estamos trabalhando para apresentar um belo espetáculo em abril, que seguirá com todas as medidas de biossegurança necessárias. Pedimos para que as comunidades das nossas escolas de samba completem o esquema vacinal. Temos a certeza de que a vacina salva!”, finalizou o texto.
O anúncio não veio como a maior das surpresas. No início de janeiro, em entrevista para O Estado Online, Catharinelli revelou que “cada dia é um dia” e que – na época – não seria possível cogitar nada “100% real” por agora. “Estamos pensando na melhor maneira de fazer o Carnaval em 2022 acontecer. Falo isso com a maior tristeza, mas às vezes o melhor é que ele de fato não se concretize. Precisamos estar vivos para também manter a festa viva”, ressaltou o dirigente da Lienca.
Com a alta incidência das doenças virais, as escolas de samba campo-grandense foram aconselhadas a pararem com os ensaios carnavalescos e que a comunidade não se aglomere “por enquanto”. Lembrando que na semana passada, a Prefeitura de Corumbá também revelou que adiará sua tradicional festa. Por lá, o Carnaval – que também seria no fim de fevereiro – agora tem a data coincidente a de Campo Grande. Entretanto, se cogita alterar o calendário “quantas vezes for preciso”.