Campo Grande sedia primeiro evento com público após paralisação

Testes com protocolos de segurança foram feitos ontem

Campo Grande será palco do primeiro evento esportivo ‘indoor’ de nível nacional com público. A capital foi a escolhida para sediar as finais da Supercopa 2020, que vai marcar a reabertura do Ginásio Avelino dos Reis, o Guanandizão. A inauguração será amanhã (30) com a final masculina e para garantir segurança aos atletas e aos espectadores, um evento-teste foi realizado ontem (8) no local.

A capacidade máxima do ginásio é de 6 mil pessoas, mas diante da pandemia causada pela COVID-19, para os jogos da Supercopa a capacidade estipulada foi de 10%, ou seja, 600. Segundo o diretor-presidente da Funesp (Fundação Municipal de Esportes), Rodrigo Terra, a capacidade é menor que a estipulada no decreto que autoriza realização de eventos esportivos e socais.

“No decreto está que podemos colocar 30% da capacidade máxima do local, mas para ter tranquilidade que será um evento seguro para todos os envolvidos, nós optamos em trabalhar com 10%, até porque esse será o primeiro evento com público do Brasil e nós precisamos dar exemplo e mostrarmos que com medidas de segurança é possível fazer esporte com público”, explicou.

As pessoas que foram convidadas a assistir aos jogos, federações que fizeram parte da história do Guanandizão, sentarão com distância de dois lugares entre elas. As fileiras de cadeiras liberadas ao “mini-público” também serão intercaladas. “Estamos aqui nesse evento-teste, justamente, para detalhar todas as ações do protocolo de biossegurança e ter certeza que no dia vai funcionar e que não teremos aglomerações”, assegurou Terra.

Para os eventos, os sete portões estarão abertos e cada um terá uma equipe da Vigilância Sanitária para fazer a aferição de temperatura e monitorar para que não aconteça aglomerações nas entradas. O coordenador da Vigilância Sanitária, Orivaldo Moreira, afirmou que conforme o decreto municipal está tudo apto para que ocorra o evento.

“Será um evento moderno e que tem tudo para sair redondo. As equipes da Vigilância estarão monitorando para que o decreto e a resolução da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) sejam cumpridos ”, ressaltou. No local também estará proibida à venda de alimentos e bebidas.

O ginásio estava interditado desde 2013 e em novembro do ano passado começaram as obras de revitalização. A expectativa era de inaugurá-lo no aniversário da Capital, mas a obra atrasou por conta da pandemia.

Jogos

A Supercopa promove encontro entre os campeões da Superliga e da Copa Brasil. Serão dois jogos que vão abrir a temporada do vôlei nacional, ambos em Campo Grande. Além da final masculina, com disputa entre as equipes de Taubaté e Cruzeiro às 20h30. Na semana seguinte, dia 6, no mesmo horário e local, acontece a disputa feminina entre Dentil/Praia Clube e Sesc RJ Flamengo.

(Texto: Rafaela Alves)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *