“Brincando” com o povo, bancos ganham notificação por espera indevida

Reprodução/Internet
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Agências bancárias da Capital andam insistindo em “brincar” com o relógio do campo-grandense. No caso, com relação ao tempo de espera dos consumidores, um abuso inclusive já reconhecido em lei. Por isso, o Procon/MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor) fez fiscalizações à procura dessas desobediências.

As mais recentes ocorreram nas agências do Bradesco (av. Afonso Pena) e da Caixa Econômica Federal (av. Júlio de Castilho) onde foram constatadas outras irregularidades, como a emissão de comprovantes em papel termossensível e a ausência do registro de saída do cliente – o que dificulta o cálculo da espera.

É bom lembrar que a legislação determina como tempo razoável 15 minutos de espera em dias normais e de 20 em dias de pagamento de servidores. Na véspera de feriados prolongados, o máximo permitido sobe para 25 minutos.

Maquiagem

O Procon/MS constatou que mesmo após autuação, os casos se repetem. Para piorar, as unidades bancárias vêm “maquiando” o tempo de espera do consumidor. Teve agência que só entregou senha após a entrada física do cliente no recinto – mesmo ele já tendo esperado muito antes, em pé, na área externa do banco.

Também foi observada pela Superintendência em MS que pessoas com idade superior a 80 anos – “prioridade das prioridades” no atendimento – vem sendo tratados junto do grupo dos não prioritários. Essa situação foi averiguada principalmente na agência do Bradesco na região central de Campo Grande.

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